terça-feira, 1 de junho de 2021

Após ir à mesa com Henry, próximo passo de Miguel é ir a Jarbas Vasconcelos

 

Originalmente, a conversa que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, teria com o presidente estadual do MDB, Raul Henry, seria há cerca de 10 dias, mas a agenda acabou adiada por questão do dirigente relacionada à saúde. Ontem, antes que o mês de maio terminasse, Miguel esteve com o deputado federal, na sede da sigla. Na pauta, a construção de um projeto majoritário sobre o qual o prefeito vem se debruçando. Após a conversa com Henry, à coluna, Miguel ponderou que será preciso esticar o prazo de decisão em função da pandemia. Mas informou, desde já, que, após essa última agenda com Henry, o próximo passo será ir à mesa com o senador Jarbas Vasconcelos, que está para receber a segunda dose da vacina AstraZeneca esta semana, segundo pessoas próximas. "Agora, em junho, deve haver encontro entre eu, Raul e Jarbas", adianta o prefeito. Havia prazo estipulado para a situação de Miguel ser definida em julho. O limite teria sido colocado por ele como forma de haver margem suficiente para a construção de alianças e aliados vinham contando com esse "deadline". A questão sanitária, no entanto, tem pesado. "Agora que a pandemia está mais grave, a gente vai dar uma acalmada nas movimentações. Vamos aguardar também a definição da mudança na na lei eleitoral", explica Miguel em referência à reforma eleitoral em pauta no Congresso.

Os parlamentares já não apostam que haverá retomada das coligações, mas aguardam para ver a saída a ser adotada para o pleito do ano que vem. Assim, as definições no MDB-PE devem ficar para depois de setembro, "tempo que a gente tem para o MDB se posicionar, pondera Miguel. Henry segue a mesma linha: "Tivemos mais uma conversa cordial, como sempre, e chegamos consensualmente à mesma conclusão. As conversas devem ser prorrogadas para o segundo semestre, uma vez que estamos na iminência de uma terceira onda de Covid. Estamos afinados. No momento oportuno, vamos resolver". Hoje, Miguel estará em Vitória de Santo Antão, com o prefeito Paulo Roberto. Ele tem feito conversas no sentido de atrair filiações, reforçando o protagonismo da legenda. O martelo ainda será batido sobre a data da conversa com Jarbas.

Day After
Na conversa que teve, ontem, com a vereadora Liana Cirne, no Palácio das Princesas, o governador Paulo Câmara assegurou, à petista, alvo de spray de pimenta em meio à ação da PM, "que o ocorrido no último sábado não é a postura institucional da Polícia Militar de Pernambuco". O socialista sublinhou que "todos os envolvidos já identificados foram afastados" e que "a Corregedoria e a Polícia Civil estão apurando as demais responsabilidades. 

Quebra de... > Em entrevista de TV ontem, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, quebrou um jejum de falas com a Imprensa após uma série de declarações polêmicas relacionadas à pandemia. Ontem, ele foi instado a tratar da reparação do Estado às vítimas da violência policial que se deu em manifestação contra o presidente Bolsonaro no último sábado.

...jejum >  A questão da assistência às vítimas e a indenização foram temas de reunião entre o secretário, o procurador Geral do Estado, Ernnai Medicis, e o próprio Paulo Câmara no domingo. Na esteira, no entanto, Pedro Eurico acabou falando também em relação à Defesa Social. "A operação não foi autorizada pela Secretaria de Defesa Social na forma como aconteceu", disse.

Lei de Informática >  A CCJ aprovou ontem, a admissibilidade da PEC que protege a Lei de Informática de cortes em incentivos fiscais. O relator, Silvio Costa Filho, destaca o objetivo de ampliar investimentos em tecnologia e gerar emprego.

Fonte :Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário