quinta-feira, 3 de junho de 2021

A dor de cabeça de montar partido

 

Vários nomes que disputaram prefeituras em seus respetivos municípios em 2020, vão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa que deve ter uma das disputas mais concorridas de todos os tempos. Essa é uma das maneiras que os partidos encontraram para tentar criarem chapas competitivas e assim disputarem para valer as 49 vagas na Assembleia. Não vai ser diferente também para a Câmara Federal. 

O atual modelo de votação tenta cada vez mais diminuir a quantidade de partidos. Desde 11 de fevereiro, a Câmara dos Deputados instituiu um Grupo de Trabalho (GT) que propõe um “aperfeiçoamento” da legislação e processual eleitoral. Lista aberta, lista fechada, cláusula de desempenho dos partidos políticos e das coligações, atos preparatórios para as eleições, crimes eleitorais, inelegibilidade, financiamento e propaganda eleitoral, são alguns dos pontos em análises e que poderão gerar mudanças, consideradas por alguns especialistas, como drásticas e nem sempre favoráveis a lisura e fortalecimento da Democracia.

Em 2017, houve uma Reforma com o advento da Emenda Constitucional (EC) 97, quando ficaram regulamentadas a “cláusula de desempenho dos partidos políticos” e a “extinção de coligações nas eleições proporcionais”. Assim, e diante de tudo o que foi vivenciado nas eleições de 2020 é preciso um esforço muito grande por parte dos dirigentes partidários para montar chapas tanto para a assembleia como para a câmara federal.

Diferente do cenário de 2018 quando os partidos montavam seus times e lá na frente se fazia uma coligação com dois ou mais partidos para eleger o maior número possível, agora com a nova regra cada partido que trate de montar seu time e deixá-lo pronto para disputar a eleição. A antiga regra chegou a beneficiar alguns partidos e prejudicar outros. Será a primeira vez que a legislação será aplicada em uma eleição geral (para deputado federal e estadual).

Virou notícia 

Pronunciamento - Em pronunciamento em cadeia nacional na noite desta quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro prometeu que "neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados". Declaração é semelhante à realizada em março, quando garantiu que o país terá mais de 500 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus até o fim de 2021. 

Mais leitos em Caruaru - Desde ontem o Hospital de Campanha de Caruaru, unidade localizada no pátio do Hospital Mestre Vitalino (HMV), passou a contar com mais dez (10) leitos de UTI Covid-19. Agora os dois hospitais somam o total de 120 leitos de UTI destinados aos pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Desde o início do ano, esta é a quinta vez que as unidades ampliam o quantitativo de leitos.

Decreto prorrogado - O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, informou, por meio de coletiva online, a prorrogação das medidas restritivas estabelecidas em todo o Estado, seguindo agora até o dia 13 de junho. Foi anunciado também que a Macrorregião 3, no Sertão, entrará no esquema válido para a Macrorregião 1. Agora, as regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada seguirão as normas já vigentes no Recife, Região Metropolitana e áreas da Zona da Mata, com restrições aos sábados e domingos, quando somente serviços autorizados podem funcionar.

Recife - A Prefeitura do Recife deu mais um passo no Plano Recife Vacina e anunciou, nesta quarta-feira (2), a ampliação da imunização na cidade. A partir das 20h, os moradores da capital pernambucana com 50 anos ou mais vão poder agendar a vacinação no Conecta Recife. A vacina começa a ser aplicada já nesta quinta (3). O anúncio, feito pelo prefeito João Campos, acontece dois dias após a PCR liberar a vacinação para as pessoas com 55 anos ou mais.

Lajedo - O secretário estadual de Saúde, André Longo, recebeu, na manhã desta quarta-feira (02/06) o prefeito de Lajedo, Adelmo Duarte, município localizado no Agreste pernambucano, e o deputado federal André de Paula, para discutir o enfrentamento à Covid-19 na região. Para ajudar na assistência aos pacientes da cidade, o secretário aproveitou a reunião e fez a entrega, na ocasião, de cinco concentradores de oxigênio. No último domingo (30/05), o município já havia acessado a Central Emergencial de Fornecimento de O2, montada pelo Governo de Pernambuco, realizando o abastecimento de 22 cilindros com um total de 182 m3 de oxigênio.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp:(81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário