A deputada federal cumpriu na última semana uma agenda de quem é pré-candidata a um cargo majoritário. Visitou vários prefeitos dos muitos partidos e passou o final de semana viajando pelo sertão. Do ponto de vista de estratégia eleitoral, Marília está certíssima. Afinal, ninguém vota ela foi eleita em 2018 e precisa prestar contas de seu mandato e buscar opiniões para os próximos meses de mandato. 

No entanto, se a petista estiver tentando cacifar seu nome para a disputa eleitoral de 2022 ao cargo de governadora pelo PT, está simplesmente induzindo o seu público ao erro. O PT já está praticamente com uma aliança fechada com o PSB que terá a Frente Popular coordenando a campanha pelo governo de Pernambuco. Agora, se Marília quiser cacifar o seu nome para o governo de Pernambuco por outro partido, vá lá que seja.

E tem uma legenda que pode abrigá-la tranquilamente aqui até mesmo para criar um palanque para um presidenciável que é o PDT. No entanto, a petista tem um receio de fazer essa travessia porque sabe muito bem o peso de uma militância. O exemplo se deu na campanha pela prefeitura do Recife em 2020, logo no seu início. Marília escondeu Lula de sua campanha, escondeu a cor vermelha e escondeu a estrela. O que aconteceu? Ela viu simplesmente sua porcentagem de votos cair de modo que amargou o quarto lugar nas pesquisas. 

Milagrosamente da noite para o dia surge o vermelho, reaparece a estrela e também Lula. A militância voltou para dar uma forcinha a companheira. Marília conhece bem, muito bem que uma boa parte dos votos que teve são formados por petistas e outra parte que gosta de sua performance anti-PSB. 

Fora desse núcleo Marília tem apenas os seus votos e a força do nome "Arraes" e um recall de outras eleições.

Simples - Para algumas pessoas que circulam os bastidores da politica pernambucana é bem simples uma provável candidatura de Marília ao governo do estado. "Ela apenas precisa se filiar a um partido que queira ter um candidato ao governo. Ou ela só consegue ser candidata se tiver a militância do partido fazendo campanha pra ela?" indagou.

O exemplo de João Paulo - Eleito em 2010 com mais de 200 mil votos para a câmara federal pelo PT, João Paulo que foi ex-prefeito do Recife se candidatou ao senado e teve mais de um milhão de votos na oposição em 2014. Deixou o PT e se filiou ao PC do B onde disputou em 2018 um mandato para a Assembleia e teve um pífio resultado, mas pelo menos se elegeu. E olhe que dois anos antes ele disputou a prefeitura e teve votação idêntica a de Marília em 2020.

Amaraji - O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, esteve na cidade de Amaraji nesta sexta-feira. Ele atendeu ao convite da prefeita Aline Gouveia e do ex-prefeito Jânio Gouveia para conhecer os projetos desenvolvidos pela gestão local. Em suas redes sociais, Sileno comentou sobre a visita a Amaraji. O dirigente tem seu nome lembrado para disputar uma vaga na Assembleia.

Joãozinho Tenório - O ex-prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório, tem sido presença constante em eventos nas mais diversas cidades ao lado do deputado federal André Ferreira. Ele foi destaque em uma reunião com o prefeito Anderson Ferreira na cidade de Surubim.

Inauguração - Fechando a semana do aniversário de Caruaru, a prefeita Raquel Lyra entregou a 3ª etapa da Via Parque, que liga os bairros Salgado, Riachão, Cedro e Cidade Jardim. O parque linear interliga 14 bairros da nossa cidade e que vem garantindo mais mobilidade e qualidade de vida para nossa gente.

Reconvocação - O ex-ministro Eduardo Pazuello pode ser confrontado novamente na CPI da Covid sem o direito de ficar calado e sob ameaças mais agressivas de prisão no caso de falso testemunho. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, Pazuello deve explicar a participação em ato a favor de Bolsonaro no Rio de Janeiro.

Tombamento - O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE) aprovou, na última quinta-feira (20), por unanimidade, o tombamento da antiga sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), atual Museu Palácio Joaquim Nabuco, bem como os seus acervos mobiliário, artístico e bens integrados. A resolução do CEPPC/PE se baseou num estudo de análise técnica realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e agora será encaminhada ao Governo de Pernambuco para finalização do processo de tombamento.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram:@blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.