Após obter uma votação expressiva de pouco mais de 45 mil eleitores olindenses concorrendo a prefeitura pelo PC do B, o deputado estadual e ex-prefeito João Paulo está praticamente de malas prontas para voltar ao PT. A confirmação veio através de uma declaração de João neste domingo. "A volta para o PT é certa, inclusive já conversei com o ex-presidente Lula, Gleisi (Hoffmann), presidente nacional do partido, Doriel Barros, presidente estadual, Humberto Costa, José Dirceu, Gilberto Carvalho, ex-ministro entre outros", contou João Paulo. "Também já conversei com o deputado federal Renildo Calheiros e outros militantes do PCdoB. Portanto, tudo em paz para a volta" Confirmou o parlamentar.
O ex-prefeito tem uma longa história no partido que deixou em 2018 após ver a então vereadora Marília Arraes crescer e virar a estrela da legenda em Pernambuco. Na época da mudança de legenda, o ex-prefeito fez questão de dar uma “alfinetada” no PT, destacando que sempre foi bem tratado e acolhido pelos comunistas. “Troquei só de endereço, mas a luta é a mesma. O PCdoB é o principal aliado do PT no âmbito nacional, inclusive a presidente Gleisi Hoffmann veio do PCdoB. Está tudo em casa”, comentou à época.
Agora, com a volta de Lula a condição de elegibilidade e de ver a possibilidade em aberto de o partido ter uma vaga no senado sendo concorrida dentro da Frente Popular, João Paulo sabe que às condições para sua eleição seja para a Assembleia Legislativa ou para a Câmara Federal estão bem melhores no PT do que qualquer outro partido. Ele não fala, mas o que se comenta nos bastidores é que no momento está dedicado a uma candidatura a deputado federal mas que tem muita coisa que pode mudar com o andar da carruagem.
Em 2014, João Paulo disputou o senado federal contra a Frente Popular e teve mais de um milhão de votos em uma eleição que elegeu o atual senador Fernando Bezerra Coelho. Agora, com o vácuo de lideranças dentro do partido para lutar pela vaga no senado, o novo petista sabe que tem bagagem e currículo para pleitear.Em 2018, fora do PT, João Paulo teve uma votação pequena, mas mesmo assim conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa. Agora, de volta ao ninho, poderá receber além do apoio de Lula, a força da militância petista que é muito forte.
Anos de batalhas - Durante o período em que esteve à frente da prefeitura do Recife João Paulo tentou sem sucesso algum tirar o comando do PT das mãos do senador Humberto Costa, nos vários processos de eleições diretas (PED) para a escolha do candidato. Em 2006, sem maioria no partido e ainda prefeito do Recife, João Paulo se viu inviabilizado dentro da legenda para concorrer ao governo de Pernambuco.
Corrida pelo estado - Já fora da prefeitura, nos anos de 2009 e 2010, João Paulo fez um grande percurso pelo estado defendendo o seu nome e que o PT participasse da chapa majoritária do então governador Eduardo Campos. Um ano antes, em 2008, para tornar sua imagem ainda mais conhecida, João Paulo gravou vídeo em apoio a diversos candidatos a prefeitos no interior de Pernambuco. Quando todos davam sua presença como certa na chapa majoritária, João abriu para Humberto.
MDB - A luta para que o MDB encabece a chapa de oposição a Frente Popular pode ganhar novos capítulos nos próximos dias. Informações que correm nos bastidores políticos dão conta de que o senador Fernando Bezerra Coelho articula com o deputado Baleia Rossi (presidente nacional da legenda) para que o partido confirme a pré-candidatura de Miguel a governador. No entanto, alguns aliados fazem questão de lembrar que Raul seguiu firme com Baleia Rossi, enquanto o democrata Fernando Filho com às bençãos de Bezerra apoiou Artur Lira.
Carreras - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá sancionar nesta segunda-feira (2) o Projeto de Lei 5638/20, de autoria do deputado pernambucano Felipe Carreras (PSB-PE), que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que visa oferecer condições para que o setor de eventos possa mitigar perdas em razão da pandemia do novo coronavírus. O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, faltando apenas a sanção do presidente.
Vacinação - Pernambuco recebeu, na tarde deste sábado (01.05), mais 14.600 doses da vacina Coronavac/Butantan para prevenção contra o novo coronavírus. O quantitativo, que chegou ao Estado às 15h20, será destinado exclusivamente à aplicação da segunda dose em idosos. O insumo está sendo dividido proporcionalmente e de forma equânime entre os municípios pernambucanos.
Envio - O envio para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) está programado para começar na manhã deste domingo (02.05), com término no início da tarde, em uma operação logística que envolve vários setores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e conta com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Giro pela Mata Sul
Chororô em Barreiros - O prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira está um chororô só após ter assumido o comando da cidade. Em um vídeo gravado no final de semana o prefeito partiu pra cima de professores que fazem parte dos funcionários chamando inclusive de "moleques". Carlinhos ainda não pagou os salários de dezembro e o décimo terceiro de 2020. No vídeo, o prefeito disse que vai fazer o possível para quitar os salários de gestores anteriores.
Cara Nova em Maraial - Em Maraial, o prefeito Sérgio da Farinha voltou só alegria para a cidade após visita a Brasília. O gestor anunciou recursos de emendas e com articulação do deputado federal Sebastião Oliveira que chegam perto de R$ 3 milhões para a cidade. Pelo quinto mês consecutivo, os funcionários não sabem mais o que significa "atraso de salários".
Recursos para Xexéu - O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) anunciou nesta sexta-feira a destinação de uma emenda de R$ 1,3 milhão para o município de Xexéu, na Zona da Mata Sul do Estado. Aliado do prefeito Thiago de Miel (PSC), o deputado acrescentou que os recursos são para a área de saúde e para obras de infraestrutura na cidade.
Inovação - Em Jaqueira, a prefeita Ridete Pellegrino inovou com a live do dia do trabalhador. O show que prestigiou artistas da terra, teve uma enorme participação e interação dos internautas que fizeram questão de registrar em redes sociais.
Feliz Aniversário, Belém de Maria - E no dia 3 de maio quem está comemorando aniversário na mata sul do estado é o município de Belém de Maria. A cidade faz 59 anos de emancipação política.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário