sexta-feira, 23 de abril de 2021

PSB antecipa 2022

 

PSB antecipa 2022

Por Houldine Nascimento – interino

O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, fez diversos elogios ao colega Geraldo Julio, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e principal nome do partido para suceder o governador Paulo Câmara no próximo ano. Para ele, Geraldo foi “um dos maiores e melhores prefeitos que o Recife já teve”. A declaração foi dada ao comunicador Alberes Xavier, da Rede Agreste de Rádios.

Para além de um simples afago, o comentário sobre Geraldo é uma tentativa de acalmar integrantes da base que pensam o oposto sobre o ex-prefeito recifense. A insatisfação de alguns aliados do PSB veio à tona após uma entrevista concedida pelo deputado federal Sebastião Oliveira (Avante) a Magno Martins, titular deste blog. Na ocasião, Sebá alçou o secretário estadual da Casa Civil, José Neto, à condição de melhor nome para a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas em 2022.

O parlamentar listou virtudes do auxiliar de Paulo Câmara, destacando um “perfil conciliador”. Além disso, afirmou que Neto “cumpre o prometido”, o que soou como uma indireta para Geraldo Julio. Outros políticos seguiram o posicionamento de Sebastião Oliveira, casos do deputado estadual Romero Albuquerque e da vereadora do Recife Andreza Romero, ambos do PP. Mais tarde, foi a vez dos deputados Rogério Leão (Avante), Guilherme Uchoa Jr. (PSC) e João Paulo (PCdoB).

O racha fez com que Sileno e o próprio Geraldo começassem a se movimentar para conter maiores danos. O líder estadual do PSB ainda chegou a dizer que ex-prefeito é leal e que o partido tem um “reconhecimento enorme” por ele. Outros sinais foram dados muito antes sobre Geraldo Julio ser o favorito da Frente Popular para concorrer ao Governo de Pernambuco: sua nomeação para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um deles, além da blindagem que há em torno de sua figura.

Desde 1º de janeiro no cargo, Geraldo Julio não participou de uma coletiva sequer do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco. Seu antecessor, Bruno Schwambach, apareceu diversas vezes na “linha de frente”. A postura do Palácio é de não associar o ex-prefeito às sucessivas medidas restritivas implantadas pelo Governo do Estado. Quem tem substituído Geraldo neste papel é a secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos, Ana Paula Vilaça, aliada de longa data.

Até o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, funcionou como uma espécie de escudo, chamando para si o desgaste, com diversas declarações desastradas sobre a pandemia. Diante desse lançamento precoce do ex-prefeito Geraldo Julio ao Palácio do Campo das Princesas, o desafio que se põe agora para que o PSB permaneça no poder é, antes de tudo, eliminar novos focos de rebeldia, oriundos da época em que Geraldo dava expediente no Palácio Capibaribe Antônio Farias, sede do poder executivo municipal.

CONFLITO DE INTERESSES – A Câmara de Vereadores de Paulista, na RMR, criou o cargo de procurador geral legislativo no último dia 5 de janeiro, com salário de R$ 12 mil. O escolhido para esta função foi Ydigoras Ribeiro de Albuquerque, irmão do prefeito Yves Ribeiro (MDB). A Casa Legislativa é responsável por aprovar ou rejeitar as contas da Prefeitura. Caberá, então, a Ydigoras orientar o Presidente da Câmara, Edson Araújo (PSB), sobre os gastos do irmão-prefeito. O Blog procurou a Câmara Municipal para comentar o caso, mas não obteve resposta. Já a assessoria da Prefeitura disse que o tema “foge totalmente de suas obrigações institucionais”.

BOLSONARO E O CLIMA – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) discursou, ontem, na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Com um tom mais ameno, prometeu trabalhar para reduzir emissões de gases, além de “zerar o desmatamento ilegal até 2030” e alcançar “neutralidade climática” até 2050, antecipando em dez anos a medida. O chefe do Executivo brasileiro também falou sobre “fortalecimento” de órgãos ambientais e se comprometeu em duplicar recursos para fiscalização, destoando de posições anteriores. Ao lado de alguns ministros, entre eles Ricardo Salles, titular do Meio Ambiente, Bolsonaro também pediu dinheiro aos países estrangeiros para a proteção das florestas. Sua fala foi avaliada de forma positiva pelo Governo dos EUA, anfitrião do evento.

NOVO MARQUETEIRO – De olho na corrida eleitoral em 2022, o PDT contratou o publicitário João Santana, ex-marqueteiro das campanhas presidenciais de Lula e Dilma no PT. O anúncio foi feito pelo ex-ministro Ciro Gomes, que é vice-presidente nacional da sigla trabalhista: “Reunião de trabalho com Carlos Lupi, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido.” Santana e a esposa, Mônica Moura, foram condenados a oito anos de prisão na operação Lava Jato por lavagem de dinheiro. Ambos cumprem pena em regime aberto.

IGREJAS ESSENCIAIS – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, ontem, o substitutivo ao Projeto de Lei nº 1094/2020, que considera as atividades religiosas essenciais em situações de calamidade pública. A versão atual prevê que o Executivo poderá determinar por decreto restrições a eventos presenciais em circunstâncias excepcionais. De autoria do deputado Cleiton Collins (PP), a proposta original sofreu mudanças após parecer de Tony Gel (MDB) na Comissão de Administração Pública.

TRATAMENTO IGUAL – A secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista, entrou em contato com o Blog para pedir “tratamento igual” aos que passaram antes pela pasta. Em sua conta oficial no Instagram, ela destacou algumas realizações à frente da Seinfra/PE. Entre elas, a sinalização e a recuperação da primeira etapa da PE-275, que atravessa o Sertão do Moxotó e do Pajeú. “A malha viária do Estado foi construída, em sua maioria, entre as décadas de 70 e 80. Resolver infraestrutura não se faz apertando um botão. Enfrentar a burocracia não é algo simples, mas energia não nos falta!”, escreveu.

CURTAS

QUIOSQUES FECHADOS – Em reserva, um comerciante informou que os quiosques dos Parques da Macaxeira e de Santana, ambos na Zona Norte do Recife, permanecem fechados. A situação difere dos quiosques do Parque da Jaqueira, também no norte da cidade, e da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul, abertos desde que Pernambuco iniciou novo plano de convivência com a Covid-19.

NOVAS MORADIAS – O Ministério do Desenvolvimento Regional fez, ontem, a entrega de moradias a 576 famílias de baixa renda em Paudalho, na Mata Norte do Estado. Cerca de 2.300 pessoas serão beneficiadas com apartamentos nos residenciais Guadalajara I e II. O investimento total foi de R$ 42 milhões. O ministro Rogério Marinho enviou o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, para representá-lo.

Perguntar não ofende: O PSB vai conseguir conter o grupo de insatisfeitos com Geraldo na Frente Popular?

Fonte: Blog do Magno Martins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário