O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional, ontem à noite, foi uma peça de marketing mal feita. O mandatário até inventou dados sobre o coronavírus, distorcendo os fatos e prometendo coisas que o brasileiro sabe: impossíveis de cumprir. Bolsonaro em nada pareceu Bolsonaro. A fala só reproduziu o que seus assessores precisavam dizer. Tudo isso com uma infeliz coincidência: o pronunciamento ser realizado no pior dia da pandemia no Brasil, com mais 3.251 mortes.
Não, 2021 não será o ano da vacinação, como Bolsonaro sustentou ao afirmar que “as vacinas estão garantidas”. Não, dificilmente o governo conseguirá adquirir 500 milhões de doses este ano, porque não é prioridade vacinar, na prática. Sim, Bolsonaro sempre foi contra a vacina. É favorável à cloroquina. Quinta, na Live da semana, é bem possível ele desdizer tudo que falou ontem, do discurso ao tom ameno na fala. Aliás, quem vive no Brasil, há pelo menos quatro anos, tem certeza que aquele homem do pronunciamento não é o Bolsonaro genuíno.
Não bastasse, o presidente falou tudo isso sem comentar sobre a economia. Não apresentou um plano de recuperação nem investimentos para compensar as perdas em diversos setores. O mercado, dizem especialistas, reagiu mal à fala. O auxílio emergencial não é mais novidade. O governo precisa de um fato novo para reverter o jogo adverso. A pressão sobre o presidente deve aumentar.
E sobre as medidas de restrição? Nenhuma palavra, nenhuma defesa. Um vácuo total. E o uso de máscaras? Zero! Vai continuar promovendo aglomeração e não usando máscara. O péssimo exemplo de sempre. Toda essa bufonaria se deu no dia em que o presidente deu posse ao novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que entra na vaga do incompetente Eduardo Pazuello. Resumindo: Bolsonaro falou, falou e não convenceu. Foi discurso para inglês ver!
ISOLAMENTO – Segundo o levantamento do MPPE, Sirinhaém alcançou 64,2% de isolamento social, a maior taxa entre os municípios pernambucanos. Apesar de possuir destinos turísticos atrativos como a Ilha de Santo Aleixo e a Barra do Sirinhaém, o esforço conjunto dos governos municipal e estadual com a própria população tem dado frutos em coibir aglomerações e estimular o isolamento social. Desde que assumiu o mandato, a prefeita, Camila Machado, tem atuado para aproximar a gestão municipal da população, conscientizando-a da importância das medidas de segurança contra o coronavírus.
DRIVE THRU – A prefeita Doutora Nadegi, de Camaragibe, vai intensificar a vacinação contra a COVID-19 nos idosos com um esquema de drive thru na área externa do Camará Shopping, nesta quinta-feira (25). A ação acontecerá das 9h às 16h, e vai contemplar os idosos a partir dos 70 anos de idade que ainda não foram vacinados. Ao todo, estarão disponíveis 800 doses para a ação. Para a imunização é necessário que a pessoa a ser vacinada leve seu documento de identificação com foto, assim como comprovante de residência.
SUSTENTABILIDADE – O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou índice com a avaliação dos municípios brasileiros em políticas de desenvolvimento sustentável. Petrolina, do prefeito e pré-candidato a governador, Miguel Coelho, obteve o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste. Para elaborar o índice, o Instituto avaliou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão energia limpa, consumo sustentável, educação, saúde e justiça social. O conjunto de compromissos faz parte da Agenda 2030, um pacto assinado por países-membros da ONU para enfrentamento dos principais problemas globais.
JUVENTUDE – Com o apoio do presidente da Juventude Progressistas de Pernambuco, Lula da Fonte, os mais novos integrantes do partido já estão unindo forças junto a parlamentares mais experientes para compor uma das maiores chapas do estado. Para as eleições 2022, um dos nomes jovens já confirmados é o de José Siqueira. Pré-candidato a deputado estadual, ele já tem mostrado a garra que precisa para enfrentar as urnas. “Fui criado em Ouricuri e sempre tive o sonho de defender a minha região. Ao lado do deputado federal Eduardo da Fonte, quero trabalhar para fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico”, declarou.
O povo quer saber: Bolsonaro está incapacitado para governar ou é só ruindade mesmo?
Fonte : FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário