A abertura das urnas contrariou diversas pesquisas eleitorais, que apontavam para um cenário apertado de empate literal, com a vitória de João Campos por uma diferença de quase 100 mil votos sobre Marília Arraes com 56,27% dos votos válidos
Pelas circunstâncias da eleição, onde João Campos tinha atingido menos de 30% no primeiro turno e esteve atrás nas pesquisas, atingir a vantagem obtida foi um resultado que deu ao PSB um grande protagonismo, o que significou a sua sétima vitória majoritária desde 2006 quando Eduardo Campos foi eleito governador de Pernambuco.
A vitória de João Campos representa um começo de um novo ciclo dentro do próprio ciclo que se iniciou há quatorze anos quando Eduardo chegou ao Palácio do Campo das Princesas. O resultado fortalece também a imagem do prefeito Geraldo Julio, que é um virtual nome para disputar o governo de Pernambuco e que conseguiu emplacar o sucessor.
O resultado maiúsculo dá legitimidade ao PSB, mas de todo modo, obriga o partido a valorizar aqueles que estiveram nos momentos mais difíceis da eleição, quando Marília chegou a abrir vantagem significativa nas pesquisas. Será um novo tempo para um time que foi correto com a Frente Popular.
Correção – Dentre os aliados da Frente Popular, socialistas sublinham a correção de Augusto Coutinho (Solidariedade), André de Paula (PSD) e Silvio Costa Filho (Republicanos), que estiveram ao lado do prefeito eleito em todos os momentos.
Emblemático – Pela segunda vez, Augusto Coutinho ficou com o PSB, mesmo tendo seu cunhado Mendonça Filho no outro palanque em disputas majoritárias. A fidelidade de Augusto foi reconhecida pelos socialistas.
E João Paulo, hein? – Um dos questionamentos na festa da vitória de João Campos por aliados do PSB foi a decisão do deputado estadual João Paulo (PCdoB) de apoiar Marília Arraes (PT) no segundo turno. João Paulo que recebeu o apoio do PSB na disputa pela prefeitura de Olinda.
Força – Apesar de ter sido derrotada, a deputada federal Marília Arraes demonstrou grande capacidade de votos. Enfrentar duas máquinas, um candidato com muito mais apoios, e ainda assim deu grande calor no segundo turno.
Milton Coelho – Com a vitória de João Campos no Recife, o chefe de gabinete de Paulo Câmara, Milton Coelho (PSB) assume o mandato na Câmara dos Deputados a partir de 1º de janeiro. Milton já foi vice-prefeito do Recife.
Paulista – Yves Ribeiro (MDB) foi eleito prefeito de Paulista, voltando a governar o município pelo terceiro mandato. Ele também já foi prefeito de Itapissuma e Igarassu.
Centro – As urnas nas grandes capitais confirmaram o caminho do eleitor para o centro com as vitórias de João Campos (Recife), Bruno Covas (São Paulo) e Sebastião Melo (Porto Alegre). A extrema esquerda e extrema direita acabaram derrotadas.
Inocente quer saber – Quem é considerado o político pé frio da oposição?
Fonte : Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário