sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Tendência de João Campos versus Patrícia Domingos começa a ganhar forma

 

Eleição é um caixinha de surpresa e não seria diferente agora em 2020. Não apenas a Pesquisa Datafolha captou uma imagem que outros levantamentos captaram, como a tendência agora é que os demais institutos sérios, sigam o mesmo caminho. Todas às pesquisas estão mostrando vários fatores. O primeiro: Sim, João Campos(PSB) pode vencer de cara logo no próximo dia 15 de novembro. Ou seja, alcançar 50% +1 votos e definir o pleito sem precisar de um segundo turno. 

Outro fator e não menos importante é o crescimento da Delegada Patrícia Domingos (PODEMOS). A Delegada cresceu 6 pontos percentuais no Datafolha e está bem próxima de passar numericamente a candidata do PT, Marília Arraes. Nesta pesquisa divulgada ontem, a Delegada já passou Mendonça Filho (DEM). Os três ainda estão tecnicamente empatados.

O sentimento agora diante desses números é que se cresça a tese do chamado voto útil. Quem deseja que João Campos seja eleito logo no primeiro turno e aí se evite um confronto nas urnas contra a Delegada Patrícia Domingos, vota nele e decide logo no dia 15. Quem deseja que tenha um segundo turno e tenha um nome que tenha condições de vencer o PSB em uma segunda fase, votaria na Delegada Patrícia Domingos. O segredo está justamente no levantamento do segundo turno entre os candidatos. João vence hoje todos, menos Patrícia.

Um confronto entre João Campos e Patricia Domingos, ambos teriam 43% dos votos. Esse é o cenário do Recife, hoje. Uma campanha que está próxima de uma polarização onde Mendonça Filho e Marília Arraes estão a cada dia perdendo espaço tanto para a Delegada Patrícia Domingos como para João Campos, este último no caso, de Marília.

Reclamação - Nos bastidores da política é nítida a reclamação por conta da candidatura da petista Marília Arraes. Uma fonte disse que caso Marília não tivesse forçado a barra e entrado na disputa, João Campos teria muito mais chances de ser eleito logo no primeiro turno.

O histórico - Pelo histórico das eleições no Recife é muito difícil que a eleição seja decidida já no dai 15 de novembro. Em 2016, Geraldo Júlio estava numa posição bem mais confortável do que João Campos e mesmo assim não conseguiu liquidar o pleito na primeira etapa.

Comemoração - A pesquisa Datafolha divulgada ontem foi motivo de comemoração para dois candidatos: João Campos que está em ascensão em todos os levantamentos e a Delegada Patrícia Domingos que subiu seis pontos e mostra uma tendência de crescimento. Ela ainda é desconhecida por pouco mais de 30% do eleitorado.

Não tem meio termo - Ninguém nos bastidores da campanha acredita mais em um segundo turno entre João Campos e Mendonça ou João Campos e Marília Arraes. Há os que acreditam que João tem condições de levantar a galera e vencer já no primeiro turno e há os que acreditam que o segundo turno será com a Delegada Patrícia Domingos. Um terceiro cenário simplesmente não existe.

Ganhando às ruas de Paulista - A militância de Francisco Padilha, candidato pelo PSB à prefeitura do Paulista, instigada pelo afastamento do prefeito Junior Matuto, realizou a maior e mais animada caminhada já vista até agora na campanha, por diversas ruas do Loteamento  Conceição, no final da tarde desta quinta-feira, 22.Padilha emocionado com a reação dos militantes, convocou todos para continuarem nas ruas cumprindo as agendas da campanha.

João Paulo Costa - As instituições de acolhimento e permanência de idosos em Pernambuco deverão adotar medidas para prevenir casos de contaminação por doenças infectocontagiosas.Entre as medidas de autoria do deputado estadual João Paulo Costa (Avante), estão a instalação de uma sala de desinfecção, uso de equipamentos de proteção individual e verificação da temperatura corporal.

Raquel Lyra - A candidata à reeleição Raquel Lyra (PSDB), tem 77,4% de intenção de votos válidos para a Prefeitura de Caruaru. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) em uma pesquisa encomendada pela CBN Caruaru. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, com o número PE06061/2020.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81)98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário