Em entrevista ao programa Folha Política na Rádio Folha desta sexta-feira, o senador Humberto Costa defendeu a manutenção da aliança com o PSB na disputa pela prefeitura do Recife nas eleições deste ano. O parlamentar foi taxativo ao dizer que a candidatura de Marília Arraes não agrega ao partido e cria obstáculos para uma aliança nacional entre PT e PSB em 2022.
Para Humberto, Marília não rompeu o isolamento e tem feito da sua pré-candidatura uma questão pessoal que ela tem para fazer um acerto de contas com o PSB em vez de construir um projeto político que agregue a esquerda contra as forças bolsonaristas que estão se preparando para a disputa municipal.
O petista não descartou a possibilidade de o diretório nacional bancar a postulação de Marília, mas sinalizou que o projeto pessoal da deputada, que não dialoga com as bases do próprio partido poderá deixá-la isolada na disputa, uma vez que até o presente momento não há sinais de unidade do partido em torno dela e muito menos da chegada de novas legendas para apoiar o seu projeto.
As declarações de Humberto são apenas uma prévia do que Marília terá de enfrentar nos próximos meses, mesmo conquistando o aval do diretório nacional para a disputa municipal. O fogo amigo de Humberto está queimando feito fogueira de São João e Marília terá que ser bastante criativa para que as divisões internas do partido não contaminem sua postulação.
Parasita – O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou uma representação contra Paulo Guedes, ministro da Economia, por ter chamado servidores públicos de “parasitas”. “O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo, o hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático, não dá mais”, disse Guedes, em fevereiro. A denúncia foi arquivada, seguindo voto de Luiz Fux, presidente eleito do STF.
Aposta – O senador Humberto Costa aposta que a reunião do diretório municipal do PT neste domingo terá mais de 70% dos votos favoráveis à aliança com o PSB nas eleições deste ano, o que obrigará Marília a recorrer ao diretório nacional.
Cedro – O TCE suspendeu licitação para recolhimento de lixo da Prefeitura de Cedro, no Sertão. Uma representação da procuradora geral Germana Laureano, do Ministério Público de Contas (MPCO), apontou que a licitação previa fases presenciais no prédio da Prefeitura, o que poderia causar aglomeração com a pandemia. TCE e MPCO já tinha orientado aos municípios adotar a modalidade eletrônica de licitação, pela Internet.
Máscara – A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu, nesta sexta (26), da decisão que obrigou o presidente Jair Bolsonaro a usar máscara em locais públicos, para prevenção ao novo coronavírus. A decisão foi dada na terça (23) pela 9ª Vara Federal do Distrito Federal, em ação popular de cidadão.
Inocente quer saber – Se Marília for oficializada como candidata do PT, o partido entregará os cargos nas gestões do PSB?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário