terça-feira, 23 de junho de 2020

E a novela de 2018 se repete.

Sem Bruno Araujo, Armando Monteiro e Mendonça participam da Missa ...

Em 2018 na disputa pelo Governo de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) estava na fase de pré-campanha com uma altíssima rejeição. Naquela época tínhamos a provável candidatura de Marília Arraes que mexia nos nervos do Palácio. Marília foi rifada e contra Paulo restou apenas Armando Monteiro com um grande time para enfrentar a disputa eleitoral.

Durante a campanha, Armando Monteiro errou muito ao deixar que carimbassem em sua coligação o "Time de Temer". Ora, Armando foi um dos mais fervorosos defensores da Presidente Dilma no senado, até mesmo quando o PSB estava contra ela e o PT. A questão é que Armando colocou como postulantes ao senado dois ex-ministros do Governo Temer: Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB). A população reprovava o governo Temer de maneira espantosa, chegando ele amargar menos de 10% de ótimo e bom.

Carimbado como candidato do time de Temer, Armando Monteiro visitou quando estava preso o ex-presidente Lula e isso deixou eleitores de Bolsonaro totalmente decepcionados com o então senador e postulante ao governo. Agora, Armando não estaria no "time de Temer" mas no "time do muro". Não assumiu nenhum dos lados na campanha presidencial. Chegou ainda a acenar para Ciro Gomes, e até hoje não se sabe ao certo em quem Armando votou para governador. 

Uma campanha eleitoral pode ter de tudo, menos erros. Passados dois anos, a oposição no Recife caminha pelo mesmo trilho: Cada um acha que pode ser o "salvador da pátria" e fala-se muito em discurso de unidade, mas, até o momento não houve um aceno sequer para a definição de um só nome. Tanto que o Senador Fernando Bezerra Coelho que é líder do governo Bolsonaro disse bem claro que se não houver unidade ele vai caminhar com o deputado Marco Aurélio (PRTB). Fernando, todos sabem que defende o nome de Raul Henry na disputa. 

Mas, sem a unidade tudo fica difícil. Até mesmo que um representante desta coligação de oposição esteja no segundo turno. Se não aprendem com erros, vão aprender com o que? 2018 deu uma grande lição que poderia ser posta em prática em 2020. Infelizmente, a oposição às vésperas da convenção está mais para a torre de babel do que para a linha de conciliação.

Fernando tem razão
Se não tiver união, o senador que é líder do governo Bolsonaro vai subir no palanque de Marco Aurélio, que é um deputado combativo e que vem denunciando o governo do PSB tanto na capital como no governo do estado. O deputado do PRTB foi um dos que mais criticou a saúde e fez denúncias sérias e contundentes desde o ano de 2019. Ele não caiu de paraquedas apenas agora na pandemia.

Diálogo
FBC não pode ser acusado de ter faltado com o seu estado de Pernambuco. É um político conciliador e de diálogo. Dificilmente a oposição conseguirá ir a algum lugar aqui em Pernambuco se não ouvi-lo. E ouvir, não significa sempre aceitar o que se diz. Mas como bom político que é, e com um histórico de vitórias, com certeza tem muita experiência para partilhar.

Tirar o PSB do Governo
E por falar em Marco Aurélio, o deputado que é líder da oposição em Pernambuco já deu fortes demonstrações que quer unidade e que seu projeto não é pessoal. "Eu quero apenas tirar o PSB da Prefeitura e do Governo do Estado" diz ele. 

Fundeb

Os deputados integrantes da Comissão Especial que analisa o novo Fundeb (PEC 15/15) pressionam para que o texto seja colocado em votação na Câmara Federal. O atual fundo termina em dezembro e, assim, a educação básica brasileira perderá seu principal instrumento de financiamento se o Congresso Nacional não aprovar sua renovação.Em reunião com profissionais da educação do Agreste, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), vice-presidente da Comissão Especial, adiantou que pode haver uma flexibilização do valor da contribuição da União no primeiro ano de vigência do fundo permanente. Mas manterá o percentual de 20% para ser atingido em 2026.

Covid-19 nos municípios
Os últimos municípios a serem contaminados pela Covid-19 no estado foram: Belém de Maria, Calçado, Dormentes, Granito, Iati, Moreilândia, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Solidão e Mirandiba. Os mesmos possuem populações que variam de 6.007 habitantes (Solidão) até 41.931 habitantes (Santa Maria da Boa Vista). Quando comparados aos demais municípios do estado, todos eles são de alta vulnerabilidade social.  Isso em relação aos indicadores de renda, acesso a água e esgoto, e a inadequação de coleta de lixo domiciliar. Os dados são da Fundaj e afirma ainda que apenas Manari está livre desse mal.

Investimento
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), visitou nesta segunda-feira (22), em Sertânia, no Sertão do Moxotó, as obras do Ramal do Agreste, maior obra de infraestrutura hídrica do governo federal em Pernambuco. Acompanhando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o senador lembrou que a obra receberá R$ 900 milhões de investimentos do governo do presidente Jair Bolsonaro e ficará pronta em junho de 2021. No total, o Ramal do Agreste custará R$ 1,3 bilhão e beneficiará 2,2 milhões de pessoas.

Petrolina
Num ato simbólico com presença do prefeito Miguel Coelho e o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, foi inaugurado o Residencial Pomares. O novo conjunto habitacional entregue, nesta segunda (22), abrigará 496 famílias de sertanejos que antes moravam em casebres improvisados em áreas de invasão.

Hoje não teremos Live
Como já é de costume todas às noites estamos conversando com alguma personalidade do nosso estado, mas nesse dia 23 de junho não teremos live. Afinal, como a noite é de São João, vamos deixar todo mundo se divertir "em família". Nos próximos dias teremos algumas lives bem movimentadas.

Silvinho Silva, editor do Blog
WhatsApp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte : Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário