A pré-candidatura do deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) criou um fato novo na oposição, uma vez que ele topou ser um nome abertamente bolsonarista e defender o legado do governo federal na disputa municipal. Com Feitosa no jogo, a oposição que apoiou Armando Monteiro em 2018 passa a ter cinco pré-candidatos, Patrícia Domingos, Marco Aurélio, Daniel Coelho e Mendonça Filho, o que dificulta qualquer entendimento no futuro.
É importante lembrar que historicamente a direita sempre foi menor do que a esquerda no Recife, o eleitorado esquerdista possui ligeira vantagem sobre o mais alinhado à direita, e isso é um fator de preocupação para a oposição, em especial Daniel e Mendonça que têm o que perder. Feitosa, Marco e Patrícia estão livres para jogar na condição de franco-atiradores e o que vier para os três nas urnas é lucro.
Na hipótese de a oposição lançar cinco nomes da direita, ela se pulveriza de tal forma que corre um risco real de ver a polarização entre PT e PSB, com Marília Arraes e João Campos, respectivamente, se repetir em 2020. Portanto, Mendonça e Daniel precisam urgentemente chegar a um consenso do lançamento de uma única candidatura e que este nome seja definido em breve.
Com múltiplas candidaturas na capital pernambucana, o grande beneficiário da disputa é o PSB, que ainda que precise disputar um segundo turno, poderá enfrentar o PT, que seria uma presa fácil de ser desconstruída. Faltando cinco meses para a eleição, se torna fundamental que a oposição busque uma estratégia consistente, sob pena de ser novamente derrotada nas urnas e pior, assistir de camarote uma disputa da esquerda com dois herdeiros de Miguel Arraes, João e Marília.
CPI – O ministro Gilmar Mendes, do STF, negou o mandado de segurança do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que buscava impedir a prorrogação da CPI mista das Fake News, no Congresso Nacional. A CPI tem sido palco de embates entre bolsonaristas e oposição.
Petrolina – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), recebeu rasgados elogios na mídia nacional por conta da organização da cidade na luta contra a Covid-19. As fotos de uma fila na Caixa Econômica Federal viralizaram nas redes sociais.
Lava Jato – O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República, nesta quinta (30), pela suposta prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-candidato a presidente em 2014 foi acusado de receber R$ 65 milhões em propinas de duas construtoras. Caso aceita a denúncia pelo STF, Aécio vira réu.
Reconhecimento – O Sistema Fecomercio, Sesc e Senac de Pernambuco agradeceu ao senador Jarbas Vasconcelos (MDB) pelo apoio contra o corte de recursos na MP 907/2019. Com a decisão, as ações desempenhadas pelas entidades em prol da população continuarão acontecendo.
Inocente quer saber – No caso de desistência de um nome, quem ficaria de fora da disputa no Recife, Daniel Coelho ou Mendonça Filho?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário