Ao longo do primeiro governo Paulo Câmara, uma das pautas mais preocupantes dos pernambucanos era a segurança pública, onde houve uma escalada significativa no aumento da violência no estado. Isso começou a acontecer ainda em 2014 durante o governo João Lyra Neto e se manteve até meados de 2017, quando mês a mês Pernambuco experimentou uma redução da violência e aumento da sensação de segurança no estado.
Os números estão claros, onde temos ações efetivas da Defesa Social que têm ajudado a reduzir a criminalidade, isto se deu pelo fato de Paulo Câmara delegar a Antônio de Pádua a incumbência de equipar as polícias e garantir melhores condições de trabalho para que o policiamento fosse mais ostensivo e tivesse condições de reduzir a violência.
Na esteira deste movimento, Pernambuco teve também uma ampliação de ações voltadas para a qualificação profissional e o emprego, bem como o combate às drogas, através das secretarias de Trabalho, comandada por Alberes Lopes e Combate às Drogas, comandada por Cloves Benevides.
Essa integração entre o governador Paulo Câmara e seus auxiliares no sentido de contribuir para a diminuição da violência fez com que a pauta da segurança pública não tivesse tanto impacto nas eleições de 2018, beneficiando a reeleição do governador, e mantendo a redução da criminalidade, o assunto tende a perder força nas eleições municipais, dando espaço a outras discussões.
Habitacional – O governador Paulo Câmara inaugura, nesta sexta-feira, a segunda etapa de um dos maiores projetos habitacionais já construídos no Estado, o Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho. Serão entregues as chaves de 1.499 casas, realizadas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, o conjunto conta com 2.620 residências, sendo que as primeiras 1.121 foram entregues em julho do ano passado. O habitacional ocupa um terreno de 97 hectares doado por Suape à Caixa e à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
BPM – Ainda na manhã desta sexta-feira, o governador Paulo Câmara inaugura a nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) do Cabo de Santo Agostinho. A unidade passa a funcionar no centro da cidade, na Rua Marechal Dantas Barreto, com estrutura mais ampla para o efetivo local, atualmente com 430 policiais. A mudança do batalhão é mais uma ação integrada do Pacto pela Vida, que vem promovendo avanços e melhorias na área de segurança em todo o Estado. Dados do programa revelam que no Cabo, em 2019 houve uma redução de 17% nos homicídios e 22% nos roubos na cidade, em relação ao ano anterior.
Requalificação – A Prefeitura do Recife continua com o programa de requalificação da rede de atendimento da Atenção Básica de Saúde na cidade. Nesta sexta-feira (7), o prefeito Geraldo Julio entrega à população da Zona Sul do Recife a Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio Grande, na Imbiribeira, totalmente requalificada. Com aporte de R$ 120 mil, as melhorias incluiu estrutura física e aquisição de novo mobiliário. Esta será a terceira unidade de saúde da Zona Sul do Recife entregue reformada pela Prefeitura, somente neste início de ano.
Cotas – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (6), a cassação do diploma de 20 candidatos a vereador em 2016 — entre eleitos e suplentes — no município de Cafelândia, no interior de São Paulo. O TSE apontou candidaturas fictícias para o preenchimento da cota de gênero de mulheres, cassando a chapa completa. A cota das mulheres é uma das principais preocupações das chapas de vereadores em 2020.
RÁPIDAS
Lava Toga – A homologação do acordo de delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB), gerou apreensão no meio jurídico pela possibilidade do mesmo ter delatado membros da cúpula do Poder Judiciário. Junto com a sua esposa, advogada, Cabral tinha muita influência em indicações de magistrados para tribunais, no Rio e em Brasília. Cabral fechou o acordo com a Polícia Federal e teve a delação homologada pelo Supremo.
Reconduzido – O deputado federal André Ferreira foi reconduzido pela bancada do PSC na liderança do partido na Câmara dos Deputados. Ele foi o único pernambucano a se manter na condição de líder de partido em Brasília.
Inocente quer saber – Gleide Ângelo manterá seu título na cidade do Recife este ano?
Fonte: Blog Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário