terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Areninha? Parceria entre ONG e Arena PE irá construir quadra esportiva em São Lourenço

Uma parceria entre a Arena Pernambuco e a organização americana love.fútbol, que atua na construção de campos de futebol comunitários em vários países do mundo, está levando mais cidadania para os moradores do bairro de Penedo de Cima, em São Lourenço da Mata.
É que a parceria está prestes a entregar uma quadra poliesportiva, que irá beneficiar os cerca de 9 mil habitantes do bairro, estimulando a prática de esportes e garantindo mais uma opção de lazer para a população. O ginásio  é o primeiro projeto em parceria com uma Arena construída para a Copa e a entrega está prevista para o dia 23 de fevereiro.
E na obra, o mais importante é trabalhar e não cobrar nada. É que a construção da quadra conta com o apoio dos moradores da área, que já cooperaram com mais de 2 mil horas de trabalho voluntário. A inclusão da comunidade no projeto, faz parte da estratégia da ONG americana para estimular o sentimento de conquista coletiva, como explicou o co-fundador e da entidade no Brasil, Manoel Silva.
“Nós mobilizamos as pessoas para planejar e executar o projeto, despertando um sentimento de propriedade e a consciência da força do trabalho em equipe. Depois, uma comissão gestora do espaço é formada, para que haja um legado duradouro”, contou. O andamento das obras segue em ritmo acelerado.
Com ajuda de um grande mutirão, que utilizou cerca de 30 toneladas de concreto, foi concluída a fase de concretagem da quadra. Se os homens se encarregam dos trabalhos mais pesados, as mulheres ficam responsáveis pelo acabamento da quadra, já que a pintura será feita exclusivamente por elas.
Na opinião do presidente da Arena Pernambuco, Alexandre Gonzaga, a criação de espaços públicos para a prática de esportes é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social. “O futebol e todos os esportes têm um papel importante como instrumento mobilizador de mudanças sociais. Como parceiros deste projeto, queremos cooperar para que estas transformações ultrapassem as linhas do campo”, afirmou.
Love.Fútbol
Com sete anos de atuação, a organização americana premiada pela Fifa já desenvolveu nove projetos na Guatemala e construiu campos de futebol e quadras esportivas em comunidades como o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (Brasil). Em Pernambuco, a ONG desenvolveu um campo na comunidade de Várzea Fria, também em São Lourenço da Mata, sendo o primeiro projeto no país.
Fonte : Blog do Torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário