sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Giro Eleitoral destaca que o planejamento para as eleições gerais de 2014 já começou


O planejamento para as eleições gerais do ano que vem já começou. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte estão elaborando um programa para garantir o sucesso das eleições de 2014. O tema é destaque da edição desta semana do Giro Eleitoral, que estreia no sábado (7), às 16h50, na TV Justiça.
No Piauí, servidores e secretários definiram as prioridades que devem estar no programa. Entre elas estão garantir instalações adequadas para o exercício do voto, inclusive dos eleitores deficientes, estabelecer a logística necessária para o transporte de urnas e promover a conscientização dos eleitores para a importância de votar.
Em Roraima, o encontro foi com juízes eleitorais. Eles decidiram fazer uma série de reuniões com diretorias de partidos políticos e futuros candidatos para orientá-los sobre as normas que regem as eleições, como as datas do calendário eleitoral, por exemplo. Isso para evitar a perda de prazos, a prática de crimes eleitorais e a má gestão de prestação de contas.
No Rio Grande do Norte, a reunião foi com servidores na área de tecnologia da informação, e do encontro já saíram propostas que podem trazes novidades para as eleições do ano que vem. Nas eleições municipais do ano passado, por exemplo, o Estado foi dividido em dez polos. Para o ano que vem, a ideia é aumentar esse número para 14 polos, ou seja, 14 equipes de suporte técnico no interior.
Uma segunda novidade é que todas as urnas serão alimentadas pelas próprias zonas eleitorais. No ano passado, ocorreu que a carga de algumas zonas eleitorais ficou por conta do TRE, que enviou as urnas já preparadas para as zonas. Este ano, todas as zonas serão responsáveis pelas suas próprias cargas.
Tecnologia
Em outra matéria, o programa mostra que há mais novidade para as eleições de 2014. A Justiça Eleitoral quer disponibilizar, em breve, um serviço de consulta pelo celular. O eleitor vai poder, por exemplo, consultar o local de votação ou denunciar propaganda irregular. O aplicativo de consulta ao local de votação permite que o eleitor conheça o local de votação inclusive com recurso de geoprocessamento.
Outra novidade é um aplicativo para smartphones e tablets que permite a denúncia de propaganda irregular. O eleitor que encontrar alguma irregularidade pode tirar uma foto ou fazer um vídeo. A imagem pode ser mandada diretamente para a Justiça Eleitoral, que investigará a denúncia. O aplicativo já foi testado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo nas eleições municipais do ano passado.
Biometria
O Giro Eleitoral também mostra que, no Amapá, idosos do abrigo São José foram recadastrados biometricamente. A equipe do Tribunal Regional Eleitoral atendeu esses idosos e foi realizado o cadastramento biométrico de cerca de 40 pessoas. O atendimento foi feito na Casa da Cidadania. A Justiça Eleitoral forneceu transporte aos idosos e servidores do abrigo São José.
E em maio deste ano, servidores da Justiça Eleitoral na Bahia foram até uma casa de repouso no bairro de Paribe, em Salvador, para fazer o recadastramento biométrico de eleitores idosos. Cerca de 90 pessoas foram atendidas.
O Giro
O Giro Eleitoral é um programa semanal que traz as principais informações da Justiça Eleitoral nos Estados e vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça.
O programa também pode ser acessado no canal oficial do TSE no YouTube. Para assistir, basta clicar no destaque do Giro Eleitoral e ficar por dentro do que está sendo feito em todo o país para garantir os direitos do eleitor brasileiro.

Fonte : TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário