Mais de 50 mil mudas de Pau-Brasil já foram plantadas em uma reserva em Pernambuco. A árvore que deu o nome ao país é pouco conhecida pelos brasileiros por ter sido praticamente extinta ainda na época da colonização.
Projetos como a reserva, que fica em São Lourenço da Mata, estão mudando as estatísticas. A capital nacional do Pau-Brasil fica perto de Recife e carrega no nome a herança dos tempos do descobrimento, quando a Mata Atlântica era exuberante na região. O município foi um dos principais centros de comercialização da madeira.
“Os municípios que têm ‘mata’ no nome, como São Lourenço da Mata, tinham outro nome. Esse era chamado de São Lourenço da Mata do Brasil. Foram tiradas mais de 70 milhões de árvores no período da exploração econômica da planta”, afirma Ana Cristina Roldão, presidente da Fundação do Pau-Brasil.
A capital do Pau-Brasil quer aproveitar a Copa do Mundo para apresentar aos visitantes do país e do exterior a árvore símbolo do país, a espécie que deu nome à nação. Quem for ao estádio assistir aos jogos pode incluir no roteiro uma visita à estação ecológica repleta de Pau-Brasil.
Fonte:G 1 PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário