quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
TCE implanta o "Sagres" nas unidades gestoras estaduais
No final do ano de 2012, o Tribunal de Contas editou quatro Resoluções por meio das quais oficializa a implantação do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) no âmbito do governo estadual. Elas foram publicadas na semana passada no Diário Oficial Eletrônico do TCE.
Por meio de diferentes módulos, o Sagres realizará a coleta de dados informatizados sobre a execução orçamentária e financeira, registro contábil, licitações e contratos administrativos, além de despesas com pessoal de todas as unidades gestoras estaduais. Atualmente esse trabalho já é feito com as unidades gestoras municipais.
A implantação do Sagres em âmbito estadual vai possibilitar a ampliação do "Portal do Cidadão", onde o TCE disponibilizará ao longo deste ano não apenas informações sobre as despesas dos municípios, mas também do Governo do Estado. O "Portal" será atualizado mensalmente e as informações ficarão acessíveis a todos os usuários da Internet, independentemente de cadastro.
A transparência na gestão dos recursos públicos fomentada pelo Sagres, disse o coordenador de Controle Externo do TCE, Rômulo Lins, "contribuirá para o aperfeiçoamento do controle social, pois o acesso aos dados da execução orçamentária e financeira do Governo do Estado ganhará mais um importante instrumento de divulgação".
Fonte :Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 05/02/13.
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