sábado, 2 de fevereiro de 2013

Com a construção da Arena PE chegando ao fim, preocupação é com vias de acesso

EDUARDO MARTINO/ODEBRECHT

A inauguração da Arena Pernambuco está prevista para o dia 14 de abril, a dois meses do início da Copa das Confederações. Foi preciso correr bastante para tentar antecipar a obra em oito meses, atendendo à exigência do cronograma da Fifa. Com o índice de avanço físico se aproximando de 90% neste mês, a presença do estado no evento já é uma realidade, inclusive com 51.518 solicitações de ingressos para os três jogos agendados. Na abertura, em caráter amistoso, o consórcio responsável pelo empreendimento prevê a utilização do complexo em sua capacidade máxima, em assentos, estacionamento e serviços.


A instalação da cobertura já está na reta final, faltando apenas os módulos da ala norte. Os últimos degraus da arquibancada serão montados no anel superior nesta semana. A fachada, que será composta por telas de LED, já vem sendo armada na ala sul. Paralelamente a isso tudo, há a preocupação com a mobilidade urbana, com o acesso até o estádio em São Lourenço, a 19 quilômetros no Marco Zero, como mostra o 30º capítulo da série Diário de uma Arena.



Na verdade, sempre houve a preocupação no Recife, quase asfixiada no trânsito. A lembrança tornou-se ainda mais evidente no dia 27 de janeiro, com os primeiros jogos no Castelão. Apesar da conclusão do estádio em Fortaleza, o primeiro da Copa do Mundo de 2014, as vias de acesso à arena continuam precárias, em fase de execução e com prazos apertados até o Festival de Campeões, em junho. Aqui, as principais artérias até o estádio são a BR-408 e o Ramal da Copa, além do metrô, com a futura estação Cosme e Damião. Ao todo são 14 obras previstas para a Copa das Confederações, orçadas em R$ 1,2 bilhão.


Arena Pernambuco/Divulgação

Entre as principais obras, a pressa é a mesma vista nos operários do estádio. A cobrança externa, idem. Na BR-408 já foi concluído o segundo lote, com a duplicação da pista. Neste momento, o foco é no viaduto da estrada com acesso à arena multiuso, em 92%. A promessa é liberar essa obra em março, o que já aliviaria um possível teste oficial no estádio. Um cenário mais folgado, só mesmo com o Ramal da Copa, provavelmente a obra com o tempo mais escasso. Orçada em R$ 132 milhões, o corredor que ligará Camaragibe ao estádio só teve a assinatura do contrato em 1º de outubro do ano passado.



O consórcio formado pelas empresas Mendes Júnior e Servix prevê o término da obra, que inclui uma ponte sobre o Rio Capibaribe, no fim de abril. Possivelmente, depois da inauguração do estádio, o que remete ao problema sofrido pela organização do Castelão, que registrou engarrafamentos para para os torcedores comuns. Obviamente, a comitiva da Fifa não enfrentou problemas, uma vez que inúmeros batedores abriram o caminho. Fato reconhecido pelo próprio Jerôme Valcke, secretário-geral da entidade.



Saiba mais



Obras viárias para a Copa das Confederações*



Conectores do Aeroporto 100%
TI Aeroporto 100%
Viaduto da Panordestina 100%
Estrada da Batalha 100%
Duplicação da BR-408 100%
Viaduto da BR-408 92%
Estação de metrô Cosme e Damião 87%
Terminal Marítimo de Passageiros 82%
Viaduto dos Bultrins 72%
Terminal Integrado do TIP 72%
Ramal Cidade da Copa 65%
Viaduto de Ouro Preto 45%
Terminal Integrado Cosme e Damião 25%
Passarela do Aeroporto 20%



* Os dados são de dezembro. Os de janeiros serão divulgados em fevereiro

Arena Pernambuco 90%

Menos pressa



O canteiro de obras do estádio vem sendo ocupado por 4.462 operários, divididos em turnos, com um total de 21 horas de trabalho. Dando sequência ao anúncio feito no Castelão, no Ceará, Jérôme Valcke deve confirmar a mesma cortesia a todos os trabalhadores do estádio pernambucano: um ingresso para uma partida da Copa do Mundo de 2014, no estádio no qual ajudou a levantar. A partir deste momento, por sinal, o efetivo deve desacelerar. A conclusão estrutural do estádio deve deixar o foco dos trabalhos na fase de acabamento. A colocação de cadeiras, iniciada no anel inferior, deve se estender ao piso superior, à medida em que os guindastes forem liberados. Na oeste do estádio, já tornou-se visível o cenário do estacionamento coberto do estádio.


Fonte : Diário de PE.

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