O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, praticamente pôs fim ao mistério sobre o jogo inaugural da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Nada de amistoso. De acordo com o dirigente, o Campeonato Pernambucano será prestigiado. A data é a mesma anunciada desde o mês passado pelo Governo do Estado: 14 de abril - véspera do prazo limite estabelecido pela Fifa para o primeiro evento-teste antes da Copa das Confederações: “Isso está 99% certo”, afirmou Carvalho. A declaração foi dada durante a confirmação do novo regulamento do Estadual. Há diferenças pontuais em relação ao último. Confira:
Primeiro turno
Participam apenas 9 dos 12 clubes: Náutico, Central, Porto, Ypiranga, Belo Jardim, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Chã Grande. Os três representantes do estado na Copa do Nordeste estão fora: Sport, Santa Cruz e Salgueiro. Serão oito rodadas com os 9 clubes jogando todos entre si apenas uma vez. O campeão garante vaga na Copa do Brasil.
Segundo turno
A pontuação será zerada e os 12 clubes jogarão todos entre si apenas uma vez. Os quatro melhores avançarão às semifinais. Os oito piores vão lutar contra o rebaixamento num campeonato à parte.
Rebaixamento
Nesta fase, os oito piores do segundo turno jogarão todos entre si apenas uma vez. Ao final, os dois últimos serão rebaixados.
Semifinais
Será mantida a mesma regra de 2012. O time de melhor campanha no segundo turno jogará por dois empates. Se cada time vencer uma partida, o dono da melhor campanha leva vantagem se a diferença de gols for a mesma.
Finais
A principal novidade é a possibilidade de um jogo extra na decisão. Isso ocorrerá se cada time vencer um jogo ou se os dois terminarem empatados. O saldo de gols não será levado em consideração. Quem tiver melhor campanha, além de decidir em casa, terá a vantagem do empate na terceira partida.
A pior 1ª rodada da história
No dia 13 de fevereiro, um domingo, quatro jogos vão movimentar a primeira rodada, a partir das 16h. O Náutico, porém, estará de folga. A abertura do Pernambucano será restrita aos times do interior.
A aberração
Um mesmo clube pode garantir vaga na Copa do Brasil e ao mesmo tempo ser rebaixado para a Série A-2 estadual. Para isso, basta vencer o primeiro turno, ficar entre os oito piores do segundo turno e, em seguida, terminar como um dos dois últimos na disputa à parte que definirá os rebaixados.
Tabela
1ª rodada do Primeiro Turno
20 de janeiro (domingo): 16h
Central x Porto
Ypiranga x Chã Grande
Belo Jardim x Pesqueira
Petrolina x Serra talhada
1ª rodada do Segundo Turno
23 de fevereiro (sábado): 19h30
Santa Cruz x Chã Grande
24 de fevereiro (domingo): 16h
Sport x Serra Talhada
Salgueiro x Porto
Belo Jardim x Náutico
Petrolina x Pesqueira
Ypiranga x Central
Fonte : Diário de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário