O dia do pleito contará com uma grande estrutura montada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que contou com as forças policiais do Estado. Neste domingo, 21.739 integrantes da força de segurança estarão disponíveis para a eleição. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 6.498.122 pernambucanos estarão aptos a votar nesta eleição, mas como em todos os pleitos haverá muitos cidadãos que por algum motivo precisarão justificar seu voto. Para evitar problemas neste dia, o TRE contará com uma estrutura de 497 técnicos que auxiliarão na manutenção de urnas que apresentarem algum problema, além de 1.268 urnas que ficarão de reserva, caso algum equipamento deixe de funcionar.
De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Acácio Leite, a expectativa é que a apuração dos votos para prefeito seja feita até a meia-noite. Já o resultado dos vereadores eleitos só deverá ser finalizado durante a madrugada da segunda-feira. O TRE vai disponibilizar um telão no estacionamento do Tribunal. O acesso será livre para quem quiser acompanhar a votação no local. Quem preferir obter o resultado em casa pode instalar o programa Divulga, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As eleições municipais em Pernambuco contarão com 20.998 urnas eletrônicas, sendo que deste total 19.730 estarão em funcionamento nas sessões espalhadas nos municípios de todo o Estado, e as demais ficarão de reserva. Segundo informações do TRE, 1.263 equipamentos já contam com a tecnologia biométrica. As 11 cidades com este tipo de votação contarão com 77 urnas reservas. Em Pernambuco, existem 151 zonas eleitorais. Ao todo, são 3.020 locais (prédios) de votação, que juntos contam com 19.443 seções.
O número de mesários que irão colaborar para o processo eleitoral é de 74.088 em todo o Estado, alguns deles se cadastraram voluntariamente, mas a maioria foi convocada pela Justiça Eleitoral. Somado a ele, estão os 7.185 administradores de prédios. Ainda de acordo com informação do Tribunal, 1.200 servidores estarão atuando no dia da eleição, além dos 151 promotores eleitorais e 60 juízes auxiliares que estarão de plantão durante o pleito. Segundo Acácio Leite, todas as urnas passaram por um procedimento, entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro. Durante a operação, chamada de preparação das urnas, o TRE constatou que o número de equipamentos que apresentou falhas foi relativamente pequeno.
“Nós tivemos um baixo índice de falhas e essa informação é muito importante porque na medida em que essas urnas apresentam um baixo índice de falhas ainda no período de preparação, há uma tendência que esse baixo índice se repita no dia das eleições. Ou seja, significa menos transtornos para o eleitor”, comentou.
Fonte:Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário