Ministro alerta para aumento dos acidentes de trabalho De 2001 a 2009 o número de acidentes de trabalho no Brasil praticamente dobrou passando de 341 mil para 723 mil. A quantidade de casos que resultaram em mortes de trabalhadores neste período saltou de 2.490 para 2.797. A informação foi dada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen , que veio hoje à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, para divulgar o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para o ministro, o governo tem sua parcela de responsabilidade por essa situação.
“Há uma desatenção do poder público”, criticou Dalazen. “As estatísticas oficiais sobre o assunto estão desatualizadas, os números referentes a 2011 ainda não chegaram e as informações não são suficientes para formular políticas públicas”, justificou o ministro. Dazalen, no entanto, não soube precisar até que ponto o crescimento nos índices de emprego no País também refletiu na elevação dos casos de acidentes de trabalho.
Centenas de trabalhadores que atuam na obra Arena Pernambuco participaram do evento, além de personalidades do mundo esportivo, como o jogador campeão do mundo Ricardo Rocha, do governo e do setor privado. O ministro do TST ressaltou os prejuízos provocados pelos acidentes. “Além das perdas de vidas humanas (as mortes que chegam a 3 mil por ano), traz custos para as empresas (que são condenadas a pagar multas e o treinamento de novos empregados) e para a Previdência Social, que eleva o pagamento de benefícios, e o próprio PIB do País é afetado”, salientou.
Para reverter esse quadro, Dalazen defende uma “mudança de cultura”, a partir de medidas como a implantação do Plano Nacional de Segurança do trabalho, que prevê, entre outras coisas, a inserção de conhecimentos básicos sobre prevenção e segurança no trabalho no currículo do ensino fundamental e médio das escolas. Outra ação destacada pelo ministro são os eventos, como o realizado na Arena Pernambuco, onde os trabalhadores são informados sobre a importância das medidas de prevenção.
Durante a cerimônia, que ocorreu na manhã de hoje, cada um deles ganhou uma cartilha em formato de história em quadrinhos sobre o tema. Eventos semelhantes já foram realizados nos canteiros de obras das arenas de Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e Fortaleza. O mesmo vai acontecer nas obras de usinas hidrelétricas, como Belo Monte (PA) e Jirau (RO).
No evento, o vice-governador João Lyra Neto anunciou que o governo do Estado está sensível ao problema e, por isso, publicou um decreto que exige a todas as empresas vencedoras dos editais de licitação a se comprometem em capacitar os trabalhadores sobre prevenção de acidentes.A empresa Odebrecht também se mostrou interessada na segurança do trabalho, principalmente na construção do estádio da Copa no Estado. “Essa obra conta com mais de 5 milhões de horas/homem sem acidentes grave com afastamento do trabalho”, informou o presidente da Arena Pernambuco Marcos Lessa.
Fonte :PE Investimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário