
A campanha termina na sexta-feira (23), mas em São Lourenço da Mata os profissionais continuam com os trabalhos. Nesta semana, os 22 Postos de Saúde da Família (PSFs), os Centros de Saúde Aristeu Chaves e Avenida Dois, e o antigo Pam, estarão funcionando das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Os profissionais de saúde também já estão nas ruas distribuindo folders e cartazes informativos sobre a doença.
Nesta quinta-feira (22), dia D da Campanha, a população do Parque Capibaribe, Centro e Vila do Reinado receberão atendimento no Centro de Especialidades Médicas, o antigo Pam. No local, o atendimento será mediante comprovante de residência. Nas escolas e nas próprias unidades de saúde, continuam ministrando palestras.
A enfermeira Viviane Lira reforça a importância de realizar o auto-exame na pele. “As pessoas podem olhar a pele diariamente. Caso identifiquem manchas esbranquiçadas, lesões, e até perda de pelos em alguma área, elas devem procurar de imediato os postos de saúde”, indicou.
Ainda de acordo com Viviane, a doença diagnosticada precocemente oferece condições mais favoráveis de tratamento. “Ao contrário do que as pessoas pensam, a hanseníase tem cura, tem tratamento e medicamento disponibilizado gratuitamente todo mês pelo Ministério da Saúde. Mas as pessoas devem procurar o atendimento o mais rápido possível para evitar maiores seqüelas da doença”, explicou.
SAIBA MAIS
A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que pode afetar a pele, os nervos periféricos, a mucosa do trato respiratório superior, olhos e outras estruturas. É transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através do convívio prolongado com doentes das formas contagiantes, sem tratamento. As vias de eliminação mais importantes são as vias aéreas superiores e pele com soluções de continuidade.
No diagnóstico a anamnese e o exame físico cuidadoso permitem, quase sempre, o diagnóstico clínico da hanseníase. O exame físico divide-se em dermatológico onde devem ser investigadas: manchas, infiltrações, nódulos, placas, alopécia localizada e ulcerações. E o neurológico há pesquisa de sensibilidade nas lesões, palpação dos principais nervos periféricos e verificação da integridade anatômica e avaliação motora, das mãos, pés e face.
O tratamento específico da pessoa com hanseníase, indicado pelo Ministério da Saúde é a poliquimioterapia (PQT) padronizada pela Organização Mundial de Saúde, que é administrado de acordo com a classificação operacional do doente em Pauci ou Multibacilar. Todos os pacientes recebem o regime adequado de PQT. Sua aplicação requer pouca infra-estrutura e fácil treinamento. A alta por cura é dada após a administração do número de doses preconizadas pelo esquema terapêutico.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário