sábado, 4 de fevereiro de 2023

Humberto Costa será o grande interlocutor de PE com o governo Lula

 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

No segundo mandato como senador da República, Humberto Costa cumpriu um papel importantíssimo para a viabilização do projeto presidencial de Lula em 2022, que foi vitorioso, e garantiu ao PT a segunda vaga no Senado Federal por Pernambuco com a eleição de Teresa Leitão, quando abriu mão da sua legítima candidatura ao governo de Pernambuco.

Com grande trânsito em Brasília, Humberto é considerado um dos melhores senadores do país, pois tem capacidade técnica e grande articulação política que lhe fazem um dos homens fortes do governo Lula. Em Pernambuco, apesar da nomeação dos três ministros do estado, indiscutivelmente o senador será o grande interlocutor do governo federal com a bancada do estado em Brasília e com os prefeitos.

Fundador do PT no estado, Humberto terá forte protagonismo nas eleições de 2024, onde passará por ele a eventual manutenção da aliança com o PSB para a disputa pela prefeitura do Recife, sendo um importante fiador da Frente Popular. E para 2026, ele igualmente será um ator estratégico, quando poderá tentar a reeleição ou construir um projeto próprio ao Palácio do Campo das Princesas, adiado pela aliança com o PSB em 2022.

Projetos – O secretário-executivo do Ministério da Previdência, Wolney Queiroz, recebeu a incumbência do presidente Lula e do ministro Carlos Lupi, de zerar a fila de pedidos de benefícios do INSS e criar o Cartão do Beneficiário, que consiste em abatimento do valor nas compras de passagens aéreas, transporte intermunicipal e outros descontos. Wolney era coordenador da bancada pernambucana em Brasília e foi líder do PDT e da oposição na Câmara, funções que o credenciaram para ser o número 2 do Ministério.

Cultura – O Supremo Tribunal Federal referendou liminar que assegurou o repasse de recursos ao setor cultural nos estados, municípios e Distrito Federal até o dia 31 de dezembro de 2023. O repasse está previsto na Lei Paulo Gustavo. Em seu voto, a ministra Cármen Lúcia lembrou entendimento do Tribunal de Contas da União sobre a regularidade do alongamento do prazo para a execução da lei. Segundo o TCU, assim como os recursos previstos na Lei Aldir Blanc, os dispostos na Lei Paulo Gustavo também têm natureza de transferência obrigatória da União.

Morte – O Supremo Tribunal Federal também se manifestou sobre a morte da jornalista Glória Maria. “Teve uma brilhante carreira no jornalismo. Por meio século, nos acostumamos a ver uma mulher forte, que enfrentou preconceito social e racial, reportando as principais notícias do Brasil e do mundo. Farão falta ao país o carisma, a clareza e a competência”, disse a ministra Rosa Weber, presidente do STF.

Raul Henry – O ex-deputado federal Raul Henry (MDB) tem grandes chances de ser indicado para a diretoria de um importante banco estatal. Dirigente estadual do MDB, Henry foi vice-prefeito do Recife, vice-governador, deputado estadual, secretário de estado e deputado federal por três mandatos.

Inocente quer saber – Quem ficará com o comando da Codevasf no governo Lula?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário