Houve um tempo em que o PT e Lula nacionalizam a disputa em Pernambuco e decidiam a eleição para o lado que fossem. Isso vem acontecendo desde o ano de 2006 quando Eduardo e Humberto disputaram a ferro e fogo o apadrinhamento de Lula. Tanto que naquele ano o então presidente chegou a fazer um único comício com os dois candidatos em cima do palanque e pedindo votos para os dois para ver quem conseguiria chegar ao segundo turno.
Agora ao que parece estamos vendo um cenário totalmente diferente: Lula deixou claro na tv, rádio, eventos, vídeos, redes sociais que tem apenas um candidato ao Governo com o seu apoio no estado. Da mesma forma, tem apenas uma candidata ao Senado. No entanto, apenas a candidata ao Senado (Teresa Leitão) conseguiu com base na pesquisa IPEC divulgada pela Rede Globo a proeza de se distanciar do segundo colocado. Já Danilo, candidato oficial de Lula aqui em Pernambuco, continua lutando pela segunda colocação e vendo à sua frente nomes como Anderson Ferreira e Raquel Lyra e uma Marília Arraes bem distante (questão de trinta pontos percentuais).
Será que o eleitorado está detectando um apoio de Lula a Marília e Teresa? infere-se que sim. A candidata do Solidariedade ao Governo não abriu a boca em nenhum momento para dizer que era a candidata de Lula mas é reconhecida por aqueles que votam no presidente como tal. Isto levando-se em consideração o seu histórico de histórias com Lula e com o PT, o partido desde o ano de 2016.
O PT de Humberto (leia-se bem, de Humberto) achava que a unção de Lula seria necessário para que o candidato Danilo Cabral decolasse nas pesquisas. Não foi. Após declarações, eventos, guia eleitoral, chegamos a um momento de imaginar algo que não é difícil de detectar: Humberto vendeu uma ilusão para o PSB, e agora está bem complicado de entregar o resultado.
Firme - Segundo a pesquisa IPEC, se a eleição fosse realizada hoje teríamos um segundo turno com duas mulheres, algo que seria inédito: de um lado, a candidata do Solidariedade Marília Arraes e do outro a candidata do PSDB, Raquel Lyra. Não é à toa, apenas as duas candidatas tem recebido apoios nos últimos dias. A tucana tem se mostrado firme numericamente na segunda colocação e surpreendido.
Mal interpretada - A candidata do PT a deputada federal Vivian Farias que é do grupo de Humberto Costa, fotografou ao lado da candidata do Solidariedade, Marília Arraes ontem durante o Grito dos Excluídos. O comentário depois da foto rolar era de que Vivian era a prova de que o PT estava fazendo corpo mole na campanha de Danilo. A candidata gravou vídeo reforçando apoio a Danilo. Disse que infelizmente hoje ninguém pode nem tirar uma foto que é vítima de uma "Fake News". Nos bastidores, a foto com Marília foi entendida mais como um motivo para se autopromover, afinal, vale tudo em uma campanha acirrada como essa e nada é demais do que valorizar o passe.
Expectativa - Coube ao primeiro suplente de Teresa Leitão, Silvio Costa, acalmar os ânimos da militância da Frente Popular que não digeriu a pesquisa do Ipec que mostrou Danilo com 8% e Teresa com 25%. "Danilo estará no segundo turno e lá a conversa será outra" disse Silvio. Segundo o ex-deputado a esperança da Frente Popular está no time: deputados (estaduais e federais), candidatos, prefeitos e vereadores.
Cadê Danilo? - O que Silvio fala dá para entender, mas falta combinar com os próprios deputados que vendo Danilo em baixa nas pesquisas não estão fazendo uma campanha casada. Basta dar uma olhada nas redes sociais de muitos que se nota que são poucos os que estão colocando os materiais casados com Danilo. Até mesmo nas redes sociais de Teresa, candidata a senadora pelo PT, são poucas as menções a Danilo.
Não apenas no PSB - A campanha de Anderson Ferreira também está aguardando os votos dos bolsonaristas. Nas redes sociais foi iniciada uma forma de forçar o voto casado. Isso porque o presidente aparece com 22 a 25% nas pesquisas, mas o candidato a governador do PL está patinando nos 11%. Também Gilson Machado iniciou uma série de mensagens onde passa para o eleitor que Pernambuco não merece ter dois senadores do PT. Caso Teresa vença, o PT passará a ter dois dos três senadores do estado.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte: Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário