Se existe um clichê na política que todo mundo fala, mesmo sem fazer uma reflexão adequada, é que o segundo turno é uma nova eleição. Com exatos 28 dias de diferença para a primeira etapa, a eleição deste ano terá o maior período de segundo turno desde a redemocratização.
Muitos são os exemplos de que se a campanha demorasse mais alguns dias a história daquela eleição seria outra. Na eleição passada, em Surubim, no Agreste, que não tem segundo turno, muitos falam que se tivessem mais algumas horas, naquele dia da eleição a história seria outra.
Estamos às vésperas de uma eleição claramente de segundo tanto em nível estadual quanto nacional, esse quase um mês de uma nova campanha será determinante. Aqui, em Pernambuco, a candidata Marília Arraes já colocou seus pés - segundo as pesquisas - no 2º turno. Mas seu adversário ou adversária está completamente indefinido.
Uma ala da Frente Popular diz que Danilo “inevitavelmente” estará lá, e recorda da eleição vitoriosa de João Campos, no Recife. Por sua vez, tucanos acham que Raquel Lyra se segura em segundo lugar e a disputa será entre mulheres. Anderson Ferreira se apega ao ninho bolsonarista. Por fim, Miguel aposta na estrutura e tempo de TV.
Em nível nacional, tanto Bolsonaro quanto Lula vão aproveitar esses dias de segundo turno para reforçar a busca do eleitor de centro de daqueles que descarregaram voto em outros candidatos. Tempo terão para furarem a bolha.
TROCA DE FARPAS - Através da redes sociais, o deputado Rodrigo Novaes e o ex-deputado Marcantonio Dourado Filho trocaram farpas, após o ex-parlamentar e seu grupo político declarar voto em Marília. Novaes chamou Dourado de ingrato, e este lembrou o tempo em que sua família votou no pai do deputado.
ENTRE AGENDAS - Vai ao ar hoje o programa Entre Agendas comandado por este colunista. A entrevistada de hoje será a candidata do PSDB ao Governo, Raquel Lyra. Ela vai falar de sua relação com o atual prefeito de Caruaru, dos seus projetos para várias áreas de Governo e muita política.
RÁPIDAS
ESQUENTOU - O domingo esquentou na política com a notícia divulgada com exclusividade por este blog sobre a possibilidade do PSB pedir a desfiliação da deputada Simone Santana. Ela reagiu com surpresa e reafirmou o voto e apoio ao projeto da Frente Popular.
SABATINA - A CBN continua a série de sabatinas com os candidatos ao Senado. Hoje será a vez do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL). A entrevista começa às 11h, no rádio 105.7FM ou pelo site cbnrecife.com
MOSTROU FORÇA - A carreata promovida pelo deputado Guilherme Uchoa Júnior, que é candidato à federal este ano, foi uma demonstração de força política. Ele atravessou todo o Litoral Norte, de Itamaracá até Paulista.
PINGA-FOGO: Quem irá para o segundo turno com Marília em Pernambuco?
Fonte: Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário