O período chuvoso deste ano deixou um saldo triste em Pernambuco, sendo a maioria concentrada na Região Metropolitana do Recife. As tragédias causadas pelos deslizamentos de barreiras são antigas.
Ao longo das últimas décadas, as promessas de que o problema seria solucionado se repetiram ano a ano Mas no Recife, o prefeito João Campos deu importante passo para evitar que a chuva ceife mais vidas na capital pernambucana.
Na semana passada, foi enviada à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) que solicita a autorização para a operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 1,3 bilhão. A ideia é utilizar o montante, por meio do programa Promorar Recife, na reconstrução das áreas atingidas pela chuva e urbanização de comunidades vulneráveis.
Diversas ações serão contempladas pela iniciativa, como a realização de obras estruturadoras de habitação popular, a melhoria da drenagem da cidade e a construção de encostas, com o intuito de evitar deslizamentos em áreas de morro.
Com isso, a Prefeitura do Recife pretende sanar a dívida histórica que o município tem com essas pessoas, que, por falta de opção, vivem em locais que estão em permanente perigo.
Que a atitude de João Campos sirva de exemplo e possa ser replicada por outros prefeitos que compartilham da mesma situação. É inadmissível que se fale em futuro e desenvolvimento enquanto famílias são destruídas por causa da chuva. Além do robusto investimento, é necessário que a população faça a sua parte. A mudança de comportamento exige um trabalho de conscientização muito bem elaborado pelo poder público.
Fonte:FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário