terça-feira, 5 de abril de 2022

População ainda não está ligada nas eleições

 

A eleição para o Governo de Pernambuco embora mexa e muito no tabuleiro eleitoral, ainda não chegou na vida dos pernambucanos. É o que mostram pesquisas realizadas até o momento. Embora nomes da política apareçam bem colocados é necessário observar o grande número de pessoas que não pretende até o momento votar em ninguém. Ou seja, ou não sabem em quem votar ainda, ou pretendem realmente anularem o voto ou votar em branco.

Embora o cenário seja outro, em 2018 foi gritante o número de pessoas que não escolheram nenhum candidato: votaram em branco naquela eleição, 368.863 (6,84% dos votos) enquanto os que anularam o voto chegou a 1.239.611 (22,99%).  Essa quantidade de eleitores que deixaram que os outros decidissem o destino de Pernambuco pode sofrer um aumento significativo este ano se os pré-candidatos não souberem atrair o eleitor para a urna.

De acordo com pesquisas feitas hoje, quase 40% dos entrevistados sequer conhecem quem está disputando a eleição para o Governo. O interesse ainda não chegou pra valer no eleitor. O sentimento seja de continuidade ou de mudança ainda está bem longe do ideal.

Entre os questionamentos que se pode fazer a estas pessoas : Lula ou Bolsonaro influenciaria o seu voto? Por aí se tem noção do quanto a campanha tende a se nacionalizar as disputas estaduais e dificilmente Pernambuco ficará de fora. Outra coisa que vale a pena prestar atenção é que em 2018 houve uma troca de candidato. Lula que iniciou a campanha e teve seu registro barrado pelo TSE, trocou de lugar com Fernando Haddad e iniciou um processo de transferência de votos para o petista que culminou em um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. Hoje todos já sabem que o candidato será Lula e que o contrário dele é o atual presidente e isso pode pesar na eleição para governador.

Pois é, ainda tem muito chão pela frente e muita água pra rolar. 

Já no primeiro turno - Com uma polarização crescente entre Lula e Bolsonaro, alguém acha difícil que um dos dois resolva a eleição logo no primeiro turno? Caso isto aconteça, o que não é impossível, podemos ter eleitores indo as urnas escolherem os seus candidatos ao Governo já com um presidente eleito, o que pode atrapalhar diretamente quem for contrário a este.

Prestígio - Ao lado do prefeito João Campos, o deputado federal Danilo Cabral abriu sua pré-campanha no Recife em um grande ato político realizado pelo deputado estadual Marco Aurélio Medeiros, em uma casa de recepções, na noite de ontem. Mais de 500 lideranças ligadas ao parlamentar participaram da reunião, que ainda contou com as presenças dos deputados André de Paula (federal) e Clodoaldo Magalhães (estadual); do vereador Marco Aurélio Filho e de parlamentares de outros municípios.

Xexéu -  O deputado estadual Antonio Coelho participou junto com o prefeito Thiago de Miel, nesta segunda-feira (4), da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Prefeitura e o Incra.O convênio é um passo importante para assegurar os direitos dos assentados no município, a exemplo do acesso ao pagamento de créditos de instalação. 

Inauguração - A Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira - a maior da Rede Municipal de Ensino - será inaugurada nesta terça-feira (5), às 8h30, pelo prefeito do Recife João Campos.  Com investimentos na ordem de R$ 10 milhões e capacidade para atender cerca de 700 estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos, a unidade de ensino já tem projetos de expansão. Localizada na Rua Nicéias Arcoverde Gusmão, s/n, a escola ocupa um terreno de mais de 5.000 m² e possui cerca de 3.200 de área construída.

No STF - O governador Paulo Câmara participou de audiência, na de ontem, em Brasília, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandovski, para apresentar argumentos - já acatados pela 9ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco - que vão de encontro à tentativa de federalização do arquipélago de Fernando de Noronha. A reunião também contou com as presenças do procurador-geral do Estado, Ernani Medicis, e do administrador da ilha, Guilherme Rocha. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário