terça-feira, 1 de março de 2022

Raquel Lyra inicia mês de março liderando pesquisa

 

Entramos no mês de março com uma nova rodada de pesquisa, e desta vez feita pelo Simplex sob encomenda da CBN. A pesquisa traz números animadores para todos os pré-candidatos com algumas observações. Uma das coisas é perceptível: sem a presença do PT na disputa pelo governo do estado, quem assume a liderança é a prefeita de Caruaru com Raquel Lyra (PSDB). A prefeita de Caruaru aparece na liderança com 18,99%.  Em segundo lugar, aparece o petrolinense Miguel Coelho (União BR) com 9,92%. 

Chama a atenção do fato de Danilo Cabral (PSB) já aparecer com mais de 5%. Candidato de Bolsonaro no estado, Anderson Ferreira (PL) já aparece com 9,44%.  A importância desses dois nomes se dá justamente por se tratarem de nomes que terão declaradamente o apoio dos dois pré-candidatos a presidente que aparecem mais bem pontuados nas pesquisas. Caso a nacionalização do debate traga algum efeito para o estado, os dois: Anderson Ferreira e Danilo Cabral podem crescer e polarizar na disputa.

Os votos dos pré-candidatos a presidência aqui no estado também foram observados pela Simplex: Lula tem 55.30%, enquanto Bolsonaro tem 20,22%. Este pode ser um diferencial e tanto para Anderson Ferreira, caso ele consiga colar sua imagem a de Bolsonaro. O fato é que além de trazer uma certa quantidade de votos, também leva junto a rejeição do presidente.

Caso a nacionalização faça o debate sobre Bolsonaro e Lula estar presente na campanha e apenas recaia sobre Anderson Ferreira a pecha de bolsonarista, Miguel e Raquel tendem a se beneficiar. Eleitores de Lula e que não votam no candidato do PSB, podem transferir o voto para um dos dois. Raquel seria a mais beneficiada nesta equação tendo em vista não ter se aproximado do presidente durante o seu mandato.

Números alarmantes - A Simplex também trouxe um número alarmante para todos os pré-candidatos: pouco mais de 50% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votar ou vão votar em branco para governador. Já declaram que pretendem votar em branco, cerca de 30%. Enquanto os 20% devem analisar os nomes nos próximos dias.

Lula - A alta votação de Lula na pesquisa, cerca de 55% é um número bastante animador para Danilo Cabral e para o candidato a senador que seja escolhido pela Frente Popular que pretende fazer uma campanha casada. Quando se olha apenas os votos válidos, Danilo Cabral vai a 10% para governador enquanto Lula vai a 68% para presidente. Tão logo se inicie o processo de transferência não deve demorar para Danilo Cabral assumir a liderança nas pesquisas e aí será a disputa na oposição para forçar um segundo turno e forçando, ver quem passa para a segunda parte.

Senado - A pesquisa para senador é bastante animadora para Marília Arraes que provavelmente não será candidata pelo PT, mas carrega um recall que deve lhe dar uma boa votação para deputada. Mas também é muito animadora para Armando Monteiro Neto que consolida seu nome em segundo lugar sem nunca ter dito que pretende concorrer a um cargo eletivo neste ano.

Motivos para sorrir - Este já é o segundo levantamento que coloca Miguel Coelho em segundo lugar e isso é motivo de sobra para que o prefeito petrolinense comemore. Miguel iniciou sua caminhada oficialmente no mês de setembro e estava no "rabo da carga" e agora aparece já à frente com praticamente 10% em um cenário de votos normais e mais de 20% em votos válidos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário