terça-feira, 1 de março de 2022

Polarização nacional ainda não causou interferência na sucessão estadual

 

A pesquisa Simplex/ CBN divulgada ontem trouxe um quadro do momento, que ainda está em evolução. Por exemplo, o eleitor ainda não conseguiu associar os candidatos que abrirão palanque para os presidenciáveis Lula e Bolsonaro. 

O ex-presidente tem 55% de intensos de votos, enquanto que o presidente Bolsonaro aparece com 20%. Tanto Danilo Cabral (PSB) quanto Anderson Ferreira (PL) pontuaram muito abaixo dos seus candidatos a presidente, porque ainda não há vinculação. Com o decorrer da campanha, ambos tendem a ver seus projetos sendo alavancados pela forte polarização nacional. 

Aqui em Pernambuco, como nas demais realidades do Nordeste, o ex-presidente Lula mostra muita força eleitoral. O petista tem mais quase o triplo de intenção de votos de Bolsonaro. Quem se vincular ao lulismo - como o PSB está fazendo - já tem uma base considerável do eleitorado. 

PT NA CONTRAMÃO - Os números da Simplex/CBN apontaram que a deputada federal Marília Arraes lidera com folga a corrida pelo Senado. O mais interessante é que o PT de Pernambuco está focado em outros dois nomes: Teresa Leitão e Carlos Veras, excluindo Marília do páreo.

LARGADA BOA - Com apenas uma semana de anunciado, o pré-candidato a governador da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), já tem 5% de intenção de votos. Não deu tempo nem para decantar a divulgação do seu nome. Para um iniciante na disputa majoritária estadual, foi uma boa largada. 

CANDIDATO CORINGA – O ex-senador Armando Monteiro (PSDB) também apareceu bem para o Senado na pesquisa divulgada ontem. Caso seja de fato o candidato ao lado de Raquel Lyra, poderá tentar se viabilizar como segunda opção de voto junto aos eleitores da Frente Popular. Ele tem relação histórica com Lula, foi ministro de Dilma e se elegeu como o senador mais votado de Pernambuco, em 2010, na chapa de Eduardo Campos.

OPOSIÇÕES - Mesmo sem dizer que e pré-candidata, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB) aparece liderando as pesquisas. O silêncio faz parte de sua estratégia, mas o prazo de desincompatibilização está chegando. Já Miguel Coelho (União Brasil), mesmo sendo de uma região eleitoralmente pequena, apareceu bem na sondagem. Juntos, os nomes das Oposições, incluindo Anderson, somam quase 40% das intenções de voto. Alerta ligado para a Frente Popular.

SINTONIA - O deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) tem trabalhado nos bastidores para ajudar o prefeito João Campos (PSB) em seu primeiro ano de mandato. Silvio destinou cinco escolas e três creches para o Recife, investimentos na ordem de mais de 25 milhões. A sintonia entre eles está cada vez mais consolidada. 

PINGA-FOGO: Liderando as pesquisas, Raquel Lyra vai manter o silêncio sobre sua postulação estadual?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário