sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Polarização nacional poderá ter reflexos na eleição em Pernambuco

 

Os números das últimas pesquisas presidenciais apontaram que o cenário de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) cristalizou. Em outras palavras, não há espaço para uma terceira via neste momento.

Em Pernambuco, com a nacionalização do debate, é natural que se replique aqui o que se tem no País. Enquanto o ex-presidente Lula será vinculado ao candidato da Frente Popular, o deputado Danilo Cabral, que será oficialmente anunciado nesta segunda-feira (21).

Já o presidente Bolsonaro poderá ter no prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, seu representante direto. Se isso de fato acontecer, Anderson inicia o jogo com apoio de um eleitorado duro do presidente, que na última eleição não teve candidato a governador na terra de Lula. 

Por fim, a nacionalização da eleição estadual será uma estratégia que deve favorecer Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). Os demais candidatos terão que furar essa polarização local, que ficará evidenciada com a presença de Lula e Bolsonaro.

AMPLIANDO O PALANQUE - Com representação política em todas as cidades do Sertão do Araripe e do São Francisco, agora a deputada Roberta Arraes vem fazendo movimentos políticos no  Agreste, anunciando o apoio de dois vereadores em Pesqueira, que vai ser apenas o pontapé de outras alianças já conquistadas na região.

SAÍDA PARA RAQUEL - Sem vinculação direta com o bolsonarismo, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), terá que dar uma guinada à centro-esquerda. Sobretudo se a candidatura de Doria não vingar. A tucana poderá fazer um aceno ao ex-presidente Lula, tendo em vista seu histórico partidário.

AGENDA DE CANDIDATO - O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se encontra com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, hoje. Ele também tem na agenda uma visita à redação da Globo Nordeste. Gilson começa a se comportar como candidato.

PÉ NA ESTRADA - Após receber o apoio de peso do ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado Zeca Cavalcanti, Miguel Coelho pega a estrada fazendo seus encontros regionais na Mata Norte e no Agreste. 

PINGA FOGO: Kassab vai pedir a Lula o Senado em Pernambuco como fez na Bahia?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário