segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Mendonça pode ajudar na unidade da oposição em 2022

 

Candidato oficial dos principais partidos da oposição em 2020 a prefeito do Recife, Mendonça Filho foi beneficiário naquele momento de um movimento do senador Fernando Bezerra Coelho que chamou o feito a ordem e conseguiu que o PSDB oficializasse apoio a sua candidatura.

Com a perda do PSL por parte de Daniel Coelho, o grupo que contava com o apoio dos Ferreiras foi desfeito, Daniel saiu de cena como candidato e culminou na oficialização de Mendonça como a opção do PL na disputa pela PCR. Durante a campanha propriamente dita, num momento difícil de sua candidatura, Fernando Bezerra Coelho participou de um ato de campanha e fez duras críticas à Delegada Patrícia, o que possibilitou uma arrancada de Mendonça nas semanas seguintes e por muito pouco ele não foi ao segundo turno da eleição.

Neste momento, há uma clara disputa entre os grupos de Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel Coelho pela indicação da oposição como candidato a governador em 2022. O senador Fernando Bezerra advoga em favor de Miguel, o ex-senador Armando Monteiro defende Raquel, e o deputado André Ferreira naturalmente defende Anderson.

Pela liderança que desempenha no conjunto de forças da oposição, como ex-ministro, ex-governador e dirigente partidário, é chegada a hora de Mendonça Filho dar uma sinalização mais clara sobre quem ele considera ser a melhor opção, o que certamente ajudará o grupo a chegar a um entendimento nos próximos meses.

Manifestações – Várias capitais registraram manifestações em defesa do voto impresso auditável, uma proposta que está em discussão na Câmara Federal e conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Os defensores da medida querem que ela possa ser aprovada e tenha validade em outubro de 2022, quando haverá eleição para presidente, governador, senador e deputado.

Sem incidentes – Os movimentos realizados ontem em todo o Brasil não registraram nenhum incidente de brigas, depredação de patrimônio público ou confronto com a polícia, apesar de ter uma boa quantidade de pessoas reunidas, inclusive no Recife onde a concentração foi na Avenida Boa Viagem.

Credencial – Um dos trunfos de Silvio Costa Filho na corrida pelo Senado Federal pela Frente Popular poderá ser um indicativo de apoio do ex-presidente Lula a sua postulação. Lula é amigo pessoal do ex-deputado Silvio Costa e poderá ajudar na equação da escolha do presidente do Republicanos em 2022 para a majoritária.

Visita – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cumpre agenda nesta segunda-feira na cidade de Petrolina. Além do anfitrião, Miguel Coelho, o ato contará com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, o ministro irá inaugurar uma policlínica e um posto de saúde e assinará um termo de compromisso para ampliação de serviços e equipes de atenção primária na cidade de Petrolina. Esta será a primeira visita do ministro Queiroga à cidade mais importante do sertão pernambucano.

Inocente quer saber – Quem é o nome preferido de Mendonça Filho para ser o candidato a governador da oposição em 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário