terça-feira, 8 de junho de 2021

Um gesto importante para a política

 

Se a política é feita de gestos que ensinam, na cidade de Jaboatão dos Guararapes tivemos não apenas um, mas dois gestos que engrandecem a política. A Câmara Municipal da cidade aprovou por unanimidade nesta segunda-feira as contas referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016 do ex-prefeito Elias Gomes, com apenas algumas ressalvas. Elias reforça assim sua grande qualidade de gestor público reconhecido em todo estado. 

Elias já foi prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e administrador do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Com as aprovações, Elias segue com seu nome impecável e com o título de grande administrador estadual. 

A grande surpresa do ponto de vista político se dá em torno também do atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) que dá uma aula de como conviver bem e de alguém que faz política sem usar o fígado e sem olhar o retrovisor. Sucessor de Elias Gomes, e com a maioria na câmara de Jaboatão, Anderson poderia usar isso a seu favor para tentar atrapalhar a aprovação das contas do ex-prefeito e torná-lo ficha suja ou pelo menos tentar colocar nele o carimbo de que não foi "lá essas coisas em gestão". Mas não, Anderson agiu como um gletman e mostra que nem sempre vale a pena arrumar uma briga. 

Não faz muito tempo, ainda em 2018, Elias e Anderson estavam em uma verdadeira troca de farpas mesmo dividindo o mesmo palanque estadual. Naquela época, Elias também mostrou a sua grandiosidade política. Apoiou para governador o ex-senador Armando Monteiro que tinha como vice Fred Ferreira que é cunhado de Anderson.

Se gestos da boa política valem, eis que Jaboatão está dando aula.

O normal - Em cidades pequenas e muitas vezes em cidades grandes o "normal" seria que um novo prefeito ao assumir fizesse uma verdadeira auditoria para tornar o ex-prefeito um ficha suja e assim evitar um embate em uma eleição futura. "Parece ser uma lei que prefeitos novatos achem tudo que é defeito para deixar o outro eleitoralmente incapaz" disse um observador. Em Jaboatão foi o contrário e isso só mostra que ainda existe a boa política e bons políticos.

Enquadrado - O Vereador do Recife Marco Aurélio Filho enquadrou o líder da oposição na ALEPE, deputado Antonio Coelho (DEM), sobre a reforma da previdência municipal: “qualquer estudante de direito sabe que havendo uma reforma na previdência o gestor municipal e estadual precisa se adequar”, disparou em defesa de João Campos.

Em defesa da polícia -  O vereador Dilson Batista (Avante) protocolou, nesta segunda-feira (7), na Câmara dos Vereadores do Recife, uma representação contra a vereadora Liane Cirne por quebra de decoro parlamentar. De acordo com o documento, a petista teria cometido práticas incompatíveis com o seu mandato durante a manifestação que aconteceu no centro do Recife, no último dia 29 de junho.

Serra Talhada - A Secretaria de Saúde de Serra Talhada divulgou o balanço dos mutirões de vacinação contra a Covid-19 realizados  na sexta-feira (04) e sábado (05) em todas as unidades de saúde e no PNI Municipal, atingindo a marca de 2.084 pessoas vacinadas com a primeira dose da Astrazeneca/Fiocruz.

Recife - A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda uma série de medidas para o desenvolvimento econômico e social da cidade. A gestão encaminhou à Câmara dos Vereadores projetos de lei para adequar a Lei Orgânica, através do ajuste no sistema previdenciário dos servidores municipais, alteração no Estatuto do Servidor Público Municipal e criando o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para os funcionários da administração indireta que possuem vínculos em regime de CLT. 

Recurso - O ex-prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB) sofreu mais um revés na justiça eleitoral em segunda instância. Neto deverá recorrer agora ao TSE e a expectativa de que consiga uma liminar para voltar ao comando da cidade como aconteceu em Arcoverde é enorme no meio do seu grupo político.

Leilão - A Prefeitura de Bezerros pretende realizar, nos próximos meses, um leilão público com os veículos da frota municipal que estão sucateados e sem condições de uso, principalmente veículos da Secretaria de Saúde. Muitos desses transportes estão ocupando espaço nos pátios das secretarias, além de acumular sujeira e animais peçonhentos, por isso, o Departamento de Transporte Municipal está removendo os veículos para um galpão alugado provisoriamente.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário