sábado, 12 de junho de 2021

Qual sistema eleitoral será adotado para o pleito de 22?

 

Essa é a pergunta mais repetida nos bastidores da política no momento atual e só será respondido com firmeza até outubro deste ano, prazo máximo para uma reforma eleitoral. Antes de tudo, o Brasil tem que encontrar um modelo ideal que seja perene e não mudar a cada dois anos como vem acontecendo recentemente.

Enquanto a Câmara dos Deputados quer a Distritão, o Senado quer um modelo que os presidentes de partidos mantenham sua força na composição da eleição. Essa história da Federação não prosperará, pois haverá uma série de emendas dos deputados obrigando o texto voltar ao crivo do Senado e não terá tempo hábil para uma aprovação até outubro. Recordar que o presidente da Cãmara, Arthur Lira prometeu muito e vem agindo para que o Distritão seja votado antes do recesso de julho.

Nesse imbróglio todo prefiro ficar com a poesia e música do grande Flávio José: Amanhã pode acontecer tudoinclusive nada. O nada é o mais provável neste contexto. Pelo pouco tempo e falta de consenso, tudo se encaminha para que o modelo adotado na eleição de 2020, sem coligações proporcionais, seja repetido no próximo ano.

SINALIZANDO – Com o movimento claro de agradar as principais alas do MDB, o pré-candidato a governador e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho nomeou a ex-deputada Terezinha Nunes (foto) como chefe da assessoria para assuntos estratégicos da Prefeitura de Petrolina. Uma representação da cidade com escritório no Recife. Para bons entendedores, poucos gestos bastam.

ENCIMA DO MURO – Mesmo com a pressão do partido de garantir palanque para o candidato presidencial, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra revelou a pessoas mais próximas que não descarta a candidatura, porém terá que avaliar muito ainda. A renúncia poderá ter um peso determinante na sua decisão final.

ALDIR BLANC MUNICIPAL– O prefeito Vinicius Labanca (PSB) já liberou o pagamento para os artistas e artesãos de São Lourenço da Mata da primeira parcela do Auxílio Emergencial da Cultura (AME), a exemplo da Lei Aldir Blanc. A ação é uma tentativa de minimizar os efeitos e a crise causada pela pandemia.

RÁPIDAS

PÉ NA ESTRADA – O deputado Sebastião Oliveira pegou a estrada visitou Carpina, Nazaré, João Alfredo e São Vicente Ferrer no dia só. Ele mesmo batizou as andanças como #SebánaEstrada. O parlamentar está organizando a base para maus uma eleição.

DANDO EXEMPLO – O governador Paulo Câmara e a vice-governador Luciana Santos foram vacinados contra o coronavírus. A atitude de tornar isso público ajuda na conscientização da importância do imunizante. Na ocasião, Paulo elogiou a organização da Prefeitura do Recife.

OPÇÃO – A deputada Marília Arraes se colocou publicamente como opção caso o PT opte em ter uma candidatura própria ao Governo de Pernambuco. Marília sonha em ter uma disputa que envolva o estado inteiro, sobretudo o interior onde o nome de Arraes e Lula são mais fortes.

PINGA-FOGO: Quem vai compor os “Juntos” – candidatura compartilhada – na Mata Norte ?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário