quarta-feira, 9 de junho de 2021

PP terá novamente papel determinante em 2022

 

Com quarenta deputados federais, sete senadores e a presidência da Câmara dos Deputados através do deputado Arthur Lira (AL), o PP é um dos partidos mais importantes do Brasil e em Pernambuco não é diferente, a legenda possui onze deputados estaduais, sendo a maior bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, inclusive tendo o presidente da Casa, Eriberto Medeiros.

Desde 2006, quando foi um dos poucos partidos que apoiaram a candidatura de Eduardo Campos, então azarão daquela disputa, que o PP tornou-se um importante pilar de sustentação dos governos do PSB, tanto no estado, quanto na prefeitura do Recife. Em 2022, o cenário se repete e a sigla volta a ter um papel importante na construção da chapa da Frente Popular.

Apesar de não postular publicamente, o nome do deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do partido, é tido como alternativa para compor a chapa majoritária liderada pelo PSB, podendo ocupar a vaga de senador. Porém, ainda que não seja o escolhido, ele deverá ter papel determinante na definição do nome que estará na composição majoritária da aliança governista.

A prioridade do partido será eleger de três a quatro deputados federais e ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco, podendo chegar a 15 representantes na Casa Joaquim Nabuco.

Tratoraço – O partido Cidadania foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir uma liminar, para suspender a execução de verbas orçamentárias de emendas do relator-geral da Comissão de Orçamento do Congresso. O partido afirma que a indicação dessas emendas “estaria ocorrendo sem a identificação do parlamentar ou outra autoridade autora do pedido”. O partido pede que a execução dessas verbas “fique suspensa até a edição de norma legal ou administrativa que preveja a transparência”. O caso está sendo chamado de “tratoraço” em alguns veículos de imprensa.

Ibama – A ministra Cármen Lúcia, do STF, determinou a inclusão do presidente do Ibama, Eduardo Bim, como investigado, juntamente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em inquérito da Operação Handroanthus, que resultou na apreensão de cerca de 200 mil metros cúbicos de madeira extraídos ilegalmente por organizações criminosas.

Substituição – O presidente do Porto do Recife, Marconi Muzzio, será substituído por José Lindoso, que é uma indicação do PSL do deputado federal Luciano Bivar. Muzzio ocupará a Controladoria Geral do Estado.

Aliança – A chegada de Lindoso ao Porto do Recife retoma a aliança entre PSL e PSB, que estiveram juntos na eleição de 2014, mas que ficaram em palanques opostos em 2018. A entrada do PSL reforça o tempo de guia eleitoral da Frente Popular e será imprescindível para reforçar a candidatura liderada pelo PSB em 2022.

Janssen – O Brasil receberá três milhões de doses da vacina Janssen, produzida pela Johnson & Johnson no mês de junho. O prazo foi antecipado, inicialmente estava previsto para outubro. Como ela é aplicada em apenas uma dose, ampliaremos de forma significativa a imunização no país. A aplicação deverá se restringir às capitais brasileiras para facilitar a distribuição.

Inocente quer saber – O STF irá se envolver até mesmo no futebol brasileiro?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário