domingo, 13 de junho de 2021

Comissão debate futuro do Enem

 Educação – geral - Enem - exame nacional do ensino médio- Entrada dos candidatos para o segundo dia de prova do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital, na Pontifícia Universidade Católica-PUC, no Rio de Janeiro.

Abstenção no Enem de 2020 foi a maior desde 2009

A comissão externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar os trabalhos do Ministério da Educação promove audiência pública na próxima quarta-feira (16) para debater o futuro das avaliações da educação. Serão dois painéis, um sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outro sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O pedido para realização do debate é do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG). Ele cobra mais planejamento do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na realização dos exames neste ano.

No caso do Enem, em 2020, o deputado destaca que o exame foi marcado por uma alta taxa de abstenção, a maior desde 2009, chegando a 55,3% do total de candidatos confirmados no segundo dia do Enem Impresso e 71,3% na primeira edição do Enem Digital. "O mesmo Exame apresentou resultados logísticos, de
planejamento e de resultados aquém do esperado", lamentou Mitraud. Ele também ressaltou relatos de aglomerações e superlotação de salas por todo o Brasil.

Já com relação ao Saeb, Mitrau afirma que o Inep garantiu a realização da avaliação em 2021, "mas ainda não possui cronograma definido para a aplicação e, nem tampouco, definiu a metodologia, considerando a pandemia da Covid-19".

O debate ocorre às 14 horas, no plenário 8.

A audiência pública será por videoconferência com a presença de representantes do Representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, e dos professores. Confira a programação completa.

Da Redação - GM

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário