sexta-feira, 7 de maio de 2021

Unidade é essencial

 

Num primeiro sinal de maturidade política, de que estão com os pés firmes no chão, os prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), e de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), posaram juntos em Brasília, tendo como testemunhas o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB), e os deputados Fernando Filho (DEM) e André Ferreira (PSC). Mostraram disposição para pôr em prática o discurso necessário da unidade das oposições nas eleições para o Governo do Estado, em 22.

Dos três pré-candidatos ao Palácio das Princesas no campo de oposição, Miguel e Anderson são os que mais se movimentam, buscando convergências para superar as divergências. Terceira opção citada, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), é um desejo e uma torcida muito maior do seu partido e de aliados do que dela própria. Por ela, o jogo ainda estaria zerado, porque ensaia e pratica o mesmo discurso massificado e tornado até enfadonho pelo ex-governador Eduardo Campos, de que discussão de eleição só no ano da eleição.

Dizia, entretanto, Ulysses Guimarães, um paulista com sabedoria política inspirada nas montanhas de Minas Gerais, que quem é coxo, parte cedo. O bloco oposicionista pode até não ser coxo, mas tem pela frente um tremendo desafio: construir a unidade do seu palanque. Os últimos embates no Estado e na Prefeitura do Recife já deixaram lições muito claras que sem a construção de um projeto único, amplo, as oposições não vão a lugar nenhum.

Tire-se o exemplo do Recife. Se os partidos de Daniel Coelho, o Cidadania, e de Luciano Bivar, o PSL, não tivessem afrouxado no acordo prévio de que o nome com o maior número de legendas somando em seu favor seria a expressão dessa unidade, o ex-ministro Mendonça Filho, do DEM, atrapalhado na disputa pela Prefeitura do Recife pelos partidos aliados e as pesquisas que se confirmaram distantes da realidade do que as urnas apresentaram, certamente teria amplas chances de ser eleito.

Daniel preferiu apostar numa aventura: a candidatura de uma delegada carioca, com discurso centrado numa perseguição nunca comprovada, diga-se de verdade, ao seu trabalho. Já Bivar tirou do bolso do colete o nome de um advogado que nunca se teve conhecimento da sua militância política no Estado. Resultado: a divisão só beneficiou Marília Arraes, que até o mais neófito cidadão recifense em política sabia que seria atrapalhada e vitimizada pelo seu próprio partido, o PT.

Abertas as urnas do segundo turno, Marília foi derrotada pela rejeição do eleitorado ao PT. A soma dos votos em branco, nulos e abstenção foi maior do que a sua votação, o que comprova que ninguém queria PT. 2022 se aproxima mais veloz do que se possa imaginar e quem imagina que ainda está cedo para mexer as cartas do xadrez se engana. Por isso, Miguel e Anderson querem unidade.

O PSB parecia um pato manco para sucessão de Paulo Câmara, com Geraldo Júlio, o candidato que o partido apresenta como natural, bichado pelos escândalos da pandemia em sua gestão como prefeito do Recife. A ressureição de Lula, no plano nacional, pelo beato-ministro Edson Fachin, do STF, aponta, porém, um caminho que abre, sem dúvidas, horizontes para o partido se manter no poder em Pernambuco, no momento em que for confirmada uma aliança nacional do PT com o PSB.

O recado – De Miguel Coelho sobre a necessidade da unidade: "Caminhamos no mesmo bloco há anos, mas hoje nosso Estado enfrenta seu maior desafio. Somos prefeitos de dois municípios grandes e reunimos ao nosso lado outras lideranças expressivas como o senador Fernando e os deputados André e Fernando Filho. Num momento como esse, é fundamental que possamos discutir como tirar Pernambuco dessa situação de atraso. Estamos no meio de uma pandemia, numa grave crise econômica e o Governo não aponta caminhos. As pessoas nos cobram soluções e acredito que o primeiro passo urgente é amadurecer o debate público sobre o futuro do Estado".

Caminho da recuperação – Já Anderson Ferreira, animado com o encontro, afirmou: “Temos um grupo de oposição que está unido e essa união nos torna mais fortes para debater Pernambuco, diante do cenário de dificuldades que estamos vivendo. Junto com outras lideranças, incluindo a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, podemos tratar com seriedade o futuro do Estado. Não dá para continuar vendo Pernambuco estagnado por falta de diálogo. Por isso, sempre estamos trocando experiências e nos colocando à disposição de outros prefeitos, porque nosso projeto é um só, o de recuperar a economia do Estado e a autoestima dos pernambucanos”.

Quebra de patentes – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decidiu apoiar a suspensão de direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas contra covid-19, uma ideia proposta por países como Índia e África do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC) que pode permitir a quebra de patente dos imunizantes. A ideia de países em desenvolvimento é facilitar a transferência de tecnologia e possibilitar a produção das vacinas em nações que estão atrás na corrida pela imunização.

Posição do Brasil – Os Estados Unidos, sede de grandes farmacêuticas, historicamente se opõem à discussão sobre quebra de patentes. Desde o ano passado, em rodadas de negociações na OMC sobre o tema, o país foi um dos que rejeitaram a proposta de nações em desenvolvimento, ao lado de Suíça, Japão e Reino Unido, em um embate entre países ricos e pobres. O Brasil começou a defender um caminho do meio, junto com Canadá, Chile e outros, mas não estava claro qual seria. E, portanto, não apoiou a proposta de Índia e África do Sul.

Fraude militar – Uma representação do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) no Tribunal de Contas da União e no Ministério Público Federal pede a investigação de supostas fraudes de empresas em licitações das Forças Armadas. Os valores chegam a quase R$ 40 milhões. Nos casos citados, as entidades pertencem à integrantes do mesmo grupo familiar e participaram de pregões eletrônicos para produtos de gêneros alimentícios como se fossem concorrentes. O documento é assinado também pelos congressistas do PSB Alessandro Molon, Bira do Pindaré e Lídice da Mata. São quatro casos supostamente irregulares identificados pelos autores em quatro cidades.

CURTAS

PENAS MANTIDAS – O Ministério Público Federal manifestou-se contrário a um recurso apresentado pela defesa do ex-senador Luiz Estevão (DF) para anular as penas pelos crimes de peculato e estelionato. Luiz Estevão é dono do site de notícias Metrópoles, com sede em Brasília. O veículo tem recentemente contratado mais jornalistas, como Ricardo Noblat, que estava na revista Veja, e três repórteres da revista Época (do Grupo Globo), que fazem uma coluna de notas.

NOVA JOICE – A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) compartilhou em uma de suas páginas no Instagram, “Bem estar com Joice”, uma foto de maiô, mostrando seu corpo após perder 24 quilos. “Sim, você consegue. Perdi 24 kg somente com a reeducação alimentar – 45 dias com caldo de carne e depois refeições em pequenas porções a cada duas ou três horas. Muito líquido – água, chá. Cortei o açúcar completamente. Comecei a malhar APÓS emagrecer (1 ano DEPOIS) para adquirir um pouco de musculatura”, escreveu a congressista.

Perguntar não ofende: A CPI da pandemia vai dar em alguma coisa, além do palanque político?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário