quinta-feira, 6 de maio de 2021

TRE-PE Divulga III Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário

 TRE-PE Divulga 3º Encontro Íbero Americano

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulga ação do Conselho Nacional de Justiça que realizará, nos dias 1º e 2 de junho de 2021, o III Encontro Ibero-Americano da Agenda 2030 no Poder Judiciário, por meio de videoconferência. O evento tem como principal objetivo discutir a institucionalização, no Poder Judiciário, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 - compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenado pela Organização das Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nos termos da Resolução A/RES/72/279.OP32, de 2018, da Assembleia Geral da ONU.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas à efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20.

Além disso, o Encontro tem por finalidade: fortalecer, incentivar e promover parcerias entre os Poderes Judiciários de todos os países Ibero-Americanos; possibilitar a troca de experiências e o diálogo entre as instituições; desenvolver indicadores que possam ser utilizados pelos Poderes Judiciários para unificação das métricas; e incentivar o desenvolvimento de pesquisas, estudos de casos e o levantamento de boas-práticas no âmbito dos Poderes Judiciários.

O evento contará com a participação de representantes da Cúpula Ibero-Americana, dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas da União, do Conselho Nacional de Justiça, entre outros convidados.

As inscrições do evento estão abertas até o dia 31 de maio de 2021, através do preenchimento do formulário eletrônico (https://www.cnj.jus.br/formularios/inscricao-iii-encontro-ibero-americano/). A mensagem automática de confirmação da inscrição informará os links para acesso e o passo a passo para a emissão do certificado.

Ainda em acordo com a Agenda 2030, o Relatório de Desempenho Socioambiental 2020 do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), elaborado pela Assistência de Gestão Socioambiental, mostrou o êxito do tribunal na incorporação de princípios sustentáveis dentro de suas práticas institucionais. Um exemplo disso foi o destaque do relatório na quantidade de metas superadas do Plano de Logística Sustentável em um ano tão desafiador como 2020. Para se ter uma ideia, o indicador de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, contabilizou 48 ações em diversas unidades do TRE-PE, das quais o número de participações chegou a marca de 4.396, batendo o alcance mínimo esperado de 10% dos servidores em 26 vezes

Fonte: TRE-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário