quinta-feira, 6 de maio de 2021

RADAR POLÍTICO – Quem entre Anderson Ferreira, Raquel Lyra e Miguel estaria disposto a ir para o sacrifício?

 

Escrito por Wellington Ribeiro

O encontro ocorrido ontem, em Brasília, entre os principais nomes dos clãs Bezerra Coelho e Ferreira, surgiu como uma sinalização de que os dois grupos estão alinhados para 2022 no que se refere a disputa pela sucessão do Governo do Estado. Pré-candidatos a governador, Miguel Coelho e Anderson Ferreira têm realizado agendas distintas na busca por se cacifar dentro do grupo de oposição. As andanças dos dois pelo estado tem por estratégia garantir no futuro uma união sinérgica que ofereça ao grupo uma maior robustez e força para enfrentar a disputa. A tendência, neste caso, é que tanto Miguel quanto Anderson estiquem ao máximo a corda, preferindo decidir apenas no próximo ano o nome que encabeçará a chapa da oposição. Vale destacar neste processo a importância da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, também pré-candidata a governadora, que iniciou uma série de reuniões com lideranças no estado, mas que teve que suspender a agenda por estar se recuperando da Covid 19. Os três, em tese, representam a equação perfeita para a montagem de uma chapa majoritária onde seriam contemplados nomes da Região Metropolitana, Agreste e Sertão, porém há dentro do grupo oposicionista quem defenda que estes três nomes apresentem ao menos duas candidaturas ao Governo do Estado na tentativa de forçar um segundo turno.

Na tese de múltiplas candidaturas as principais complicações estariam voltadas à dificuldade da montagem das chapas proporcionais. Para solucionar tal problema, evitando prejuízo na construção das chapas para deputado estadual e federal, uma das duas candidaturas inevitavelmente ficaria mais fragilizada que a outra, implicando em perda de competitividade, e consequentemente, chances de sucesso na disputa. Seria uma espécie de “candidatura bate-esteira”. Na vaquejada, esporte bastante popular aqui no Nordeste, o bate-esteira é o responsável por pegar o rabo do boi e passar para o vaqueiro principal que tem por função derrubar o boi. Ambos os vaqueiros são importantes para a execução da tarefa, mas no final é o puxador que leva o maior reconhecimento. Entre Anderson, Miguel e Raquel, prefeitos de três cidades importantes do estado, qual estaria disposto a abdicar de um ano e meio de mandato para encarar uma candidatura na condição de bate-esteira?

COMPETITIVA – Ganha corpo no município de Escada os rumores de que a secretária de Infraestrutura Jacyara Gouveia, filha da prefeita Mary Gouveia e do ex-prefeito Jandelson Gouveia, pode ser o nome do grupo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. Caso se confirme esta possibilidade, Jacyara já teria garantida uma excelente partida de Escada, onde a sua mãe tem realizado uma gestão bastante aprovada, além de Primavera, Amaraji e outros municípios da Zona da Mata Sul. A sua candidatura nasce bastante competitiva e com grande potencial de vitória.

REPRESENTANTE SERTANEJA – Votada em todas as cidades dos sertões do Araripe e São Francisco, a deputada estadual Roberta Arraes passa a ter o nome lembrado para compor chapa com majoritária do PSB. Mulher, sertaneja, fiel ao governo e a seu partido (progressistas), Roberta reuniria atributos para quebrar uma chapa puramente metropolitana com a inclusão de um nome que se consolida como grande liderança do sertão.

REPRESENTANTE SERTANEJA 2– Em contato com Roberta Arraes ela afirma que tem focado o seu trabalho em defesa da saúde no sertão no combate ao COVID, que a questão política fica para 2022 e que seguirá a orientação do líder e presidente do partido Eduardo da Fonte e do governador Paulo Câmara.

ARTICULAÇÃO – Em Brasília nesta semana, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) anda cumprindo uma extensa agenda na busca por destravar recursos e garantir emendas para prefeitos aliados. Estão com Clodoaldo na capital federal os prefeitos Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Noé Magalhães (Água Preta), Janjão (Bom Jardim), Djalma da Padaria (Solidão) e Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus). Embora circule muito bem por Brasília e seja lembrado como candidato competitivo caso optasse por disputar uma vaga na Câmara Federal, Clodoaldo, que possui uma das maiores bases de prefeitos entre os deputados estaduais, vai concorrer à reeleição.

DEBATE – Poder Legislativo: desafios da atualidade. Esse é o tema de um evento promovido pela Faculdade Estácio (Sala de Integração Boa Viagem). O deputado estadual Erick Lessa, o deputado federal Raul Henry e o vereador Ivan Moraes, do Recife, participarão do debate, que será on-line, e contará com a mediação do professor Caio Sousa. O evento será na sexta-feira (07), a partir das 09h.

EXEMPLO – A frente da maior cidade do Sertão do Pajeú, Márcia Conrado tem imprimido um ritmo de trabalho bastante intenso que conta com várias obras de infraestrutura e importantes ações voltadas para a melhoria dos serviços públicos em Serra Talhada. A forma como ela está administrando a prefeitura tem se tornado exemplo não apenas para a região, mas para todo o estado.

POR UM FIO – O juiz da 64º Zona Eleitoral, Dr. Rômulo Macedo Bastos, emitiu sentença determinando a cassação do diploma do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT), e da sua vice Eniale de Codinho, bem como tornando-os inelegíveis por oito anos por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2020. O processo segue para o Tribunal Regional Eleitoral.

ALGUÉM RESPONDE? – Quem vai ficar na vaga de secretário Executivo de Desenvolvimento Agrário, espaço aberto com a saída de Antônio João Dourado?

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário