sexta-feira, 7 de maio de 2021

O risco de renunciar a prefeitura e concorrer ao governo

 

Uma coisa que precisa ser levado em conta com relação às pré-candidaturas de Miguel Coelho (MDB), Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL) é que esses três precisam, caso queiram disputar o governo do estado, renunciar ao mandato de prefeito no início de abril de 2022. Isso não é muita novidade. Porém, existe algumas observações importantes relativas a renúncia de um gestor que precisam serem destrinchadas. 

Quem renunciar ao mandato em 2022 e não lograr êxito na eleição para governador (Por exemplo) só poderá se candidatar novamente em 2026. Isto, porque os prefeitos que renunciarem não estão proibidos apenas de voltarem para terminarem os seus mandatos, mas também de se candidatarem a um nova reeleição em 2024. Além disso, eles também ficam impossibilitados de se candidatarem a prefeito em uma cidade vizinha. 

Por exemplo: Quem foi prefeito de uma cidade por dois mandatos não pode renunciar e ser candidato em uma outra cidade. Antes, poderia. Hoje a figura do "prefeito itinerante" não é mais permitida. Tendo em vista que dificilmente alguém que renuncia ao mandato de prefeito queira se candidatar ao cargo de vereador, resta apenas aos prefeitos que renunciarem ao mandato e não lograrem êxito nas urnas em 2022, aguardarem 4 anos sem mandato para disputar um mandato de deputado ou quem sabe um novo mandato de governador e até mesmo senador.

Bem simples e bem detalhado e bem claro: Entre Miguel, Raquel e Anderson Ferreira, dificilmente teremos os três renunciando ao comando das prefeituras. Teremos sim no mínimo aí duas candidaturas no campo oposicionista, como bem citou Armando Monteiro em nossa live: uma delas mais próxima ao bolsonarismo e uma mais próxima ao centro.

Não é momento - O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, deu uma declaração a Rádio Jornal de Petrolina, cidade administrada pelo prefeito e pré-candidato a governador Miguel Coelho onde critica às movimentações públicas sobre 2022. "Não dá pra ficar batendo papo de eleição no ano que a população está vivendo tudo isso. A população não está preocupada em saber quem será o candidato do PSB, ou se prefeito A ou prefeita B vai ser candidato”. Para Sileno, o momento é de se preocupar em dar um fim a pandemia da covid-19.

Alardes dos lacaios - Nos últimos dias os lacaios têm intensificado bastante e tocado na tecla de que o PSB estaria em dúvida se colocaria ou não o secretário Geraldo Júlio como candidato a governador e os mesmos lacaios que se acham senhores da razão e da política fizeram questão de distorcerem uma entrevista dada pelo secretário ao Diário. Mas, a natureza do lacaio é igual a cobra: nunca muda. Na verdade, o PSB talvez deixe para cuidar da eleição em 2022.

Apoios - Uma fonte fez um comentário bastante oportuno a respeito das tratativas da oposição nesse primeiro momento de pré-campanha. "Raquel Lyra conta com o apoio do PSDB e CIDADANIA. Anderson Ferreira conta com o apoio do PL e PSC. Já Miguel Coelho não conta nem com o apoio do seu partido, o MDB. O DEM é apenas uma possibilidade" fez a observação. 

Pacto pela vida - O governador Paulo Câmara coordenou reunião do Pacto pela Vida (PPV), na manhã desta quinta-feira (06.05), e anunciou a redução dos índices de homicídios e roubos no primeiro quadrimestre de 2021, em relação ao ano anterior. Além da avaliação e monitoramento dos indicadores, o encontro marcou o aniversário de 14 anos da política estadual que norteia a segurança pública de Pernambuco, da prevenção à repressão.

João Campos - O prefeito do Recife João Campos lançou, em evento virtual com representantes do setor produtivo e do terceiro setor, o programa Recife Parceria, que tem o objetivo de alavancar as parcerias estratégicas do município com a iniciativa privada. No ato, o prefeito assinou um Projeto de Lei que atualiza a Lei 17.856/2013, que trata das Parcerias Público-Privadas.

Proposição - O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) apresentou uma emenda ao PL 3887/20, que trata sobre a Reforma Tributária, propondo alteração da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços – CBS, de forma que reduza a alíquota para o Setor de Serviços e isente a cobrança para todos os medicamentos de uso contínuo e para a energia elétrica das pessoas de baixa renda. Para compensar eventuais perdas de arrecadação, o parlamentar propõe que a alíquota da CBS para instituições financeiras seja de 12%.

Covid -  Governo de Pernambuco prorroga funcionamento de comércio e atividades econômicas por mais 15 dias, mesmo com piora dos indicadores da covid-19. A prorrogação no atual formato vai até 24 de maio. O estado está em alta na média móvel de mortes por covid-19, tem 97% de ocupação em leitos de UTI na rede pública e 91% nas UTIs para a doença na rede privada, e hoje bateu recorde diário de casos da doença, mais de 3 mil registrados.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário