terça-feira, 11 de maio de 2021

José Múcio pode ser opção para o Senado em 2022

 

Aos 72 anos, José Múcio Monteiro iniciou sua trajetória política ainda na década de 70 quando elegeu-se vice-prefeito de Rio Formoso. Na década de 80 elegeu-se prefeito daquela cidade, porém renunciou ao cargo para assumir a presidência da Celpe no governo Roberto Magalhães, e ainda ocupou o cargo de secretário de Transportes, Comunicação e Energia. A passagem pelas duas funções o credenciaram para disputar o governo de Pernambuco em 1986 contra o favorito Miguel Arraes. Apesar da derrota, foi a partir dali que ele iniciaria uma bela trajetória na política pernambucana e nacional.

Na disputa seguinte de 1990 elegeu-se pela primeira vez deputado federal, ficando no posto até 2009 quando renunciou para tornar-se ministro do Tribunal de Contas da União. Antes, as passagens pela liderança do governo Lula na Câmara dos Deputados e pelo ministério das Relações Institucionais o credenciaram para a mais alta corte de contas do país, chegando a presidir o TCU até pedir a aposentadoria em 2020.

Desde que disputou o governo de Pernambuco sempre ficou a sensação que José Múcio poderia ter ocupado um cargo maior no estado, e quase toda eleição teve seu nome lembrado, vide 2010 para o Senado e 2014 para suceder Eduardo Campos no governo, opções que nunca se concretizaram pela sua função no TCU.

Com a iminente desistência de Fernando Bezerra Coelho de disputar a reeleição para o Senado em prol de lançar Miguel Coelho para governador, há um verdadeiro vácuo na disputa pelo Senado Federal em 2022, o que tem surgido uma série de nomes, que apesar de reunirem credenciais para o posto, nenhum seria uma espécie de unanimidade, o que tem levado lideranças políticas da Frente Popular a sugerir o nome de José Múcio Monteiro para ser o senador da aliança liderada pelo PSB em Pernambuco no próximo ano.

Há quem afirme que a escolha de Múcio evitaria questionamentos de outros interessados na vaga dentro da própria Frente Popular e poderia afugentar postulantes para o posto na oposição, tornando-se mais um óbice para a competitividade oposicionista na disputa do próximo ano. A grande dúvida é primeiro se José Múcio estaria disposto a voltar para a vida pública disputando mandatos eletivos, e por qual partido ele poderia entrar na disputa, mas sem dúvidas teria o aval de diversas lideranças e seria um ativo político que levaria credibilidade e respeitabilidade à chapa majoritária da Frente Popular.

Assembleias – Em manifestações enviadas aos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, reiterou o pedido para que a Corte declare a inconstitucionalidade de normas do Paraná e de Mato Grosso que permitem a recondução, em uma única legislatura, de deputados estaduais para o mesmo cargo nas mesas diretoras das assembleias.

Everaldo Cabral – O ex-deputado estadual Everaldo Cabral anunciou que está de saída do PP, por onde disputou as eleições em 2018, há rumores de que ele poderá se filiar ao Avante do deputado federal Sebastião Oliveira para ser novamente candidato em 2022.

Inocente quer saber – PP, PSD ou Republicanos, qual seria a melhor escolha para José Múcio disputar o Senado?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário