segunda-feira, 10 de maio de 2021

Após decisão do TSE, Joaquim Nabuco se prepara para novas eleições

 

Toma posse provavelmente nesta segunda-feira (10), caso sejam tomadas às providências encaminhadas pelo TRE, o presidente da câmara municipal de Joaquim Nabuco, Vereador Charles (SD), no cargo de prefeito interino do município. A posse se dá após a cassação do prefeito Neto Barreto e do seu vice Eraldo por abuso de poder econômico e compra de votos, decidido por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O ainda presidente da câmara faz parte do grupo do prefeito afastado. Ele deve permanecer como prefeito da cidade enquanto o Tribunal Superior Eleitoral decide em terceira instância pelo mérito da questão e deve convocar novas eleições que serão realizadas em breve na cidade.

O comentário na cidade é que o PSB deve repetir a candidatura de Lírio Júnior tendo o Will Carvalho como vice-prefeito. Os dois representam o grupo do ex-prefeito João Carvalho que administrou o município até o ano de 2016. Em 2020, Lírio teve mais de 5 mil votos, em uma eleição acirradíssima. Também são lembrados os nomes do presidente do Nabuco Prev, Dr. Valério e do vereador Cícero Ferreira. Outro nome que começa a surgir é o do empresário Braz Neto.

Prefeito interino durante o tempo da decisão e até se marcar a data de uma nova eleição, o presidente da câmara Charles que é filiado ao Solidariedade pode se candidatar à reeleição. Nada o impede. A única diferença é que exercendo o cargo de prefeito interino, ele se candidatando e vencendo a eleição, o mesmo não poderá disputar novamente em 2024.

Em 2020, Neto Barreto se reelegeu por uma diferença de 487 votos. A cidade é sempre marcada por disputas eleitorais acirradíssimas. Quando se elegeu em 2016, Neto Barreto conseguiu o feito após colocar uma frente de apenas 25 votos. Na época, o vice-prefeito cassado, Eraldo, também disputou pela terceira via.

Coração Dividido - Embora seja hoje aliado do prefeito cassado, Neto Barreto, o vereador e futuro prefeito interino Charles, entrou na política através das mãos de João Carvalho de quem já foi chefe de gabinete. Com a derrota de João Carvalho em 2016, Charles aderiu ao grupo de Neto Barreto e se reelegeu vereador em 2020.

Nome mais cotado - No grupo de Barreto, o nome mais cotado para ser o candidato na eleição é o vereador Cícero Ferreira que sempre foi o braço direito do ex-prefeito Barreto. Cassado, e oito anos inelegível nem Neto Barreto e nem Eraldo podem disputar às eleições.

Recurso - A defesa de Neto Barreto tentará uma reversão da decisão no Tribunal Superior Eleitoral e com um pedido de liminar ao TSE para que o prefeito não seja imediatamente afastado e recorra da decisão no cargo. Muitos acreditam que o recurso de liminar não terá sucesso e que o recurso de mérito dificilmente será anulado. "As provas são muito robustas" dizem.

Vem mais novas eleições por aí - Fora de Joaquim Nabuco ainda temos algumas cidades que o TSE precisa definir o destino do município, em alguns já marcando a data da eleição. São eles: Tuparetama, Ilha de Itamaracá, Capoeiras, Palmeirina, Arcoverde e Pesqueira. Em alguns municípios, o TRE vai decidir como decidiu Joaquim Nabuco. É o caso de Águas Belas.

Auxílio cortado - Mais de 29 milhões de brasileiros ficaram de fora da nova rodada do auxílio emergencial. O número é 70% maior do que o previsto inicialmente pelo governo federal, 17 milhões, e foram divulgados pelo movimento Renda Básica que Queremos, a partir de dados divulgados pelo Ministério da Cidadania. O estudo aponta que 43% dos que receberam as parcelas no ano passado (68 milhões) tiveram a ajuda cortada. De acordo com o levantamento, o benefício vai atingir um número menor este ano: serão 39 milhões de pessoas.

Vacinação - O Ministério da Saúde começa a distribuir hoje, mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. De acordo com a pasta, a logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as condições de armazenamento do imunizante.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário