quarta-feira, 7 de abril de 2021

PSB segue beneficiado pela conjuntura política em 2022

Nas eleições de 2020 a disputa pela prefeitura do Recife ficou marcada pelo emparelhamento dos três primeiros candidatos no primeiro turno. João Campos, mais votado, teve pouco mais de 30 mil votos a mais que Mendonça Filho, que foi o terceiro colocado e enfrentou Marília Arraes no segundo turno, que teve apenas 23 mil votos a mais que Mendonça.

Os votos de Mendonça migraram, quase que em sua maioria, para João Campos que acabou vitorioso na segunda etapa por uma diferença de quase 100 mil votos sobre Marília Arraes. Isso se deu pela conjuntura ideológica em que o eleitor de direita não votaria no PT sob nenhuma hipótese, e muito provavelmente o episódio se repetiria se o adversário de João na segunda etapa fosse Mendonça.

O PSB conquistou uma espécie de partido híbrido em Pernambuco, sendo beneficiário dos votos dos extremos. O cenário de 2020 poderá se repetir em 2022, uma vez que a oposição, seja quem for o candidato, terá que defender o presidente Jair Bolsonaro, que em Pernambuco não goza de muito prestígio.  Se o PT se aliar formalmente ao PSB no primeiro turno, são grandes as chances de o fator ideológico beneficiar o nome socialista e a fatura ser logo liquidada. Na hipótese de dois turnos, o PSB deverá garantir cadeira cativa na segunda etapa pela força da máquina, e tende a receber o voto do extremo que ficar de fora do segundo turno. Portanto, a não ser que aconteça uma catástrofe, o PSB seguirá com boas chances de manter sua hegemonia em Pernambuco no próximo ano por ter a capacidade de se adaptar às circunstâncias políticas e eleitorais do momento.

Emendas – O partido NOVO ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 que autoriza a transferência especial de recursos do orçamento por meio das emendas de bancada. As emendas de bancada são importantes instrumentos de atuação conjunta dos deputados federais e senadores para grandes obras nos respectivos estados. A ação foi distribuída para Dias Toffoli.

Parabéns – Após longos anos de contribuição à Polícia Civil e ao povo pernambucano, a deputada Gleide Angelo se aposentou da força policial do nosso estado. Agora, poderá se dedicar a carreira política por muito mais tempo.

CLJ – O presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, vereador Felipe Francismar (PSB), segue imprimindo um intenso ritmo de trabalho para avançar com as pautas importantes da Casa José Mariano. Recentemente, a CLJ avançou rapidamente com projetos de interesse do executivo, dentre eles o Crédito Popular e a autorização para a compra de vacinas contra a Covid-19 por parte da PCR.

Capoeiras – Segundo colocado na disputa pela prefeitura de Capoeiras em 2020, o empresário Nego do Mercado (PSB) já se articula para disputar novamente o cargo na eleição suplementar que deverá ocorrer até setembro deste ano. Dudu (PL), que foi o mais votado, não conseguiu assumir por responder a processos, o que obrigou a Justiça Eleitoral a determinar a realização de um novo pleito.

Inocente quer saber – Alguém conseguirá derrotar o PSB no segundo turno?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário