sexta-feira, 5 de março de 2021

Governo de Pernambuco pretende fechar escolas apenas se houver lockdown, indica secretário de Saúde

 

Foto: Yacy Ribeiro/ JC Imagem
Foto: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, sinalizou, nesta quinta-feira (04), que o Governo do Estado pretende fechar as escolas apenas se houver um lockdown (confinamento total).

Até o momento, as restrições adotadas pelo Governo do Estado com o agravamento da pandemia não atingiram as escolas que estão com aulas presenciais, como as da rede privada, em totalidade, e as da rede pública estadual, apenas para ensino médio.

“As escolas são ambientes seguros para esses jovens, muito mais do que as baladas, os veraneios, as casas de praia. As escolas têm seguido protocolos, quando há suspensão de casos há paradas em atividades nas escolas”, disse André Longo.

As escolas da rede estadual estão liberadas apenas para aulas presenciais de ensino médio. Para ensinos infantil e fundamental, o governador Paulo Câmara (PSB) adiou o retorno pela segunda vez e, agora, a nova previsão para a retomada é 18 de março. Já a rede privada está autorizada a funcionar na íntegra.

“A educação, hoje, mais do que nunca tem um papel fundamental para os jovens. Devemos preservar essa atividade até um lockdown definitivo que precise parar todas as atividades, pode ser que cheguemos a isso “, afirmou o secretário de Saúde.

Também durante a fala, André Longo disse que é difícil realizar um lockdown “sem apoio do Governo Federal”, mas não descartou a implantação de novas medidas restritivas “a qualquer momento, a depender dos indicadores de monitoramento” da covid-19.

Em recurso, educadores pedem à Justiça suspensão das aulas presenciais na rede pública de Pernambuco

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) disse, nesta quinta-feira (04), que apresentou recurso ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em que pede a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual.

A informação foi repassada pela vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano, após reunião nesta quinta com representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco na sede da pasta, no Recife.

Além da frente na Justiça, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação pediu ainda ao Governo de Pernambuco que, por decisão própria, suspenda as atividades presenciais nas unidades de ensino da rede pública.

“O Sintepe vai aguardar a posição da Secretaria acerca da suspensão das atividades, já que o Governo também concorda que estamos em um momento de gravidade (da pandemia). O sindicato também entrou com um pedido de reconsideração e de agravo interno no TJPE e ouve uma conversa essa semana com o desembargador que comunicou ao Sintepe que estava notificando o Governo do Estado e que iria dar um prazo de 48 horas para que o governo se pronuncie sobre o pedido do sindicato para a suspensão das aulas presenciais”, disse Ivete.

“Não sabemos se o Governo do Estado foi notificado ontem, mas como essa notícia é de terça-feira à noite e, se o governo foi notificado terça à noite o prazo se encerra hoje (quinta) ou no máximo amanhã (sexta-feira)”, acrescentou a representante sindical.

Ainda de acordo com Ivete Caetano, o magistrado do TJPE, de nome não citado, teria prometido se manifestar sobre o pedido da categoria após a alegação do Governo de Pernambuco.

Protesto

Na manhã desta quinta-feira (4), o Sintepe realizou um protesto simbólico em frente à Secretaria de Educação de Pernambuco.

O ato foi em favor da interrupção imediata de todas as atividades presenciais nas escolas e outros locais de trabalho, como bibliotecas e área administrativa, da rede pública de ensino.

Participaram diretores do Sindicato e trabalhadores em educação convidados pelos dirigentes. O ato foi feito na área aberta da Secretaria.

A categoria também reivindicou que trabalhadores em educação – professores, administrativos e analistas – sejam incluídos na primeira fase da vacinação contra a covid-19.

Fonte : Blog do Jamildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário