sábado, 6 de março de 2021

As opções de Paulo Câmara

Quadro de origem técnica, Paulo Câmara sempre foi muito discreto em suas passagens pelas secretarias de Administração e Turismo no primeiro governo e Fazenda no segundo governo Eduardo Campos. Entre 2013 e início de 2014, Paulo era o único integrante do staff de Eduardo que não postulava ser candidato a governador. Acabou sendo o nome do PSB para aquela disputa, e passados quase sete anos da decisão de ser candidato, Paulo Câmara está prestes a concluir seu governo no próximo ano e não há uma definição quanto ao seu futuro político.

Até bem pouco tempo, a opção de concluir seu mandato até dezembro de 2022 era o caminho praticamente natural na avaliação de aliados. Membro do Tribunal de Contas, nesta opção, Paulo Câmara voltaria a dar expediente no TCE a partir de janeiro de 2023. Mas recentemente entraram no radar três opções, que para isso ele teria que renunciar em abril do próximo ano e entregar o governo a sua vice Luciana Santos, do PCdoB.

A opção comentada seria a de disputar um mandato na Câmara dos Deputados pelo PSB. Entraria na condição de ser um dos nomes com chances de figurar entre os mais votados, uma vez que contaria com um exército de prefeitos e deputados estaduais dispostos a apoiá-lo. A segunda opção, que não pode ser descartada, seria a de disputar o Senado, caminho adotado por Jarbas Vasconcelos em 2006.

Pesa contra a indicação de Câmara o fato de ser do PSB, partido que encabeçará a chapa majoritária da Frente Popular, mas não podemos esquecer que em 2014 o próprio Paulo Câmara elegeu-se governador tendo como companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho, também filiado à época ao PSB, o que poderia se repetir em 2022. A escolha do governador para o Senado seria um nome incontestável, uma vez que todos os integrantes da Frente Popular receberiam com naturalidade a indicação.

Por fim, uma opção nacional, que seria a condição de disputar a vice-presidência da República numa ampla frente política de oposição ao presidente Jair Bolsonaro. Esta alternativa foge do controle do PSB de Pernambuco porque não dependeria exclusivamente da vontade do partido, mas igualmente não seria descartada uma vez que Paulo é respeitado nacionalmente e circula com bom trânsito entre governadores e lideranças políticas de diversos partidos. As opções estão colocadas para o atual governador, que ao que parece, tomou gosto pela política.

Policiais – Em live realizada na noite da última quinta-feira, o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PSC) fez apelo ao governador Paulo Câmara para que vacine, com urgência, os policiais militares, civis e penais, ao invés de priorizar os detentos. Feitosa alega que os policiais estão nas ruas, delegacias e demais locais o tempo todo e precisam ser prioridade no calendário vacinal.

Vacinas – A comissão de Saúde e Assistência Social da Alepe, presidida pela deputada Roberta Arraes (PP), realizará na próxima terça, uma audiência remota para discutir sobre a aquisição das vacinas contra a Covid-19 nos municípios pernambucanos.

Inocente quer saber – Qual será a decisão de Paulo Câmara em 2022?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário