sexta-feira, 5 de março de 2021

A saúde é a política mais importante no momento

 

É muito importante a postura de um governante em meio a uma crise sanitária como esta que estamos vivendo. E isso não importa se o governante é de direita, esquerda ou de centro, o que importa é que seja uma pessoa totalmente preocupada e dedicada em "salvar" vidas em um momento tão complicado como este. Vejam só dois modelos totalmente antagônicos quando se fala em política: O Prefeito do Recife, João Campos e o Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ambos são adversários políticos e devem travar uma disputa dura em 2022. 

No entanto, em um momento tão difícil onde nós assistimos as piores cenas jamais vistas em nossa história e principalmente na área da saúde, os dois prefeitos pensam quase que igual principalmente quando o assunto é vacina. Parece até que não existe uma disputa eleitoral entre os dois. Petrolina chegou a ter 100% dos leitos de UTI ocupados durante o dia de ontem e o prefeito Miguel fez um apelo aos cidadãos reforçando o distanciamento, o isolamento e a higienização para enfrentar o vírus principalmente agora quando Pernambuco passa por uma fase tão difícil.

Segundo a Fiocruz "Mutações do coronavírus, chamadas de variantes de preocupação, já são responsáveis pela maioria dos casos em seis de oito estados testados, afirma estudo da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira. O Ceará e o Paraná tiveram, respectivamente, a maior prevalência dessas variantes, com 71% e 70% dos casos, respectivamente. Depois deles, estão Santa Catarina (63%), Rio de Janeiro (62%), Rio Grande do Sul (62%) e Pernambuco (50,8%)". Então, não é a hora de politicagem barata e mesquinha, mas sim de um sacrifício de todos para enfrentar e vencer a covid-19. 

Lembremos que muitos que nos alertaram no início de 2020 sobre a crise do covid-19 já não estão mais aqui entre nós e foram vítimas desse vírus traiçoeiro. Quantas pessoas vamos ter que assistir morrendo ainda para poder cair a nossa ficha? Será que praias, festas, baladas, clubes, reuniões são mais importantes do que evitar o contato e aglomerações?

Pra cima e pra baixo - Muitas pessoas gostariam de estar em casa resguardadas desse vírus, mas precisam ir trabalhar justamente para garantir o sustento. No entanto, existem algumas pessoas que sem ter nada o que fazer fica o dia todo na rua, para cima e para baixo, sem obedecer às regras de higienização pessoal. Jamais quero dizer aqui que não pode, até porque é um direito do cidadão ir e vir. Mas, o vírus não entende de lei e pode aproveitar-se dos desatentos para invadir domicílios.

Vacina - O presidente Jair Bolsonaro afirmou em live, nesta quinta-feira (4), que o governo prevê contar com 400 milhões de doses contra a Covid-19 até janeiro de 2022. Outras 178 milhões ainda estão em tratativas, segundo ele.

Justificativa -  O mandatário ainda procurou se justificar sobre a demora na vacinação. "Desde meados do ano passado, o Brasil vem contratando laboratórios buscando vacinas. Alguns teimam em dizer que nós não nos preocupávamos com vacina. A partir de janeiro, quando a Anvisa deu o primeiro sinal verde, certificou a primeira vacina, eu sempre disse: havendo a certificação por parte da Anvisa, nós compraremos aquela vacina, não interessa qual país seja o fabricante. E assim começamos a fazer", apontou. 

Aglomerações - Pernambuco registrou, na última semana, o pior cenário do ano em aceleração de casos da Covid-19. A realidade exerceu grande pressão no sistema de saúde, interferindo diretamente no número de leitos e o registro de atendimentos em todos os municípios. A causa, segundo o secretário de Saúde, André Longo, em coletiva na tarde desta quinta-feira (4), é atribuída a recorrência da falta de cuidados da população, que segue promovendo aglomerações e festas clandestinas, com difícil fiscalização pelo poder público.

Mais leitos de UTI para Gravatá -  o deputado Waldemar Borges anunciou, ao lado do prefeito de Gravatá, Padre Joselito, que o Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa receberá 10 leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19, com apoio do Governo do Estado. O anúncio foi feito durante visita técnica à unidade de saúde.

Ribeirão - Pernambuco segue atraindo novos investimentos e gerando desenvolvimento para todas as regiões do Estado. O grupo brasileiro MBP, voltado ao setor metalúrgico, com sede no Rio de Janeiro, investirá cerca de R$ 70 milhões na sua primeira unidade no Nordeste, com a construção da Metalúrgica Barra do Piraí, no município de Ribeirão, Mata Sul do Estado. Nesta quinta-feira (04.03), o governador Paulo Câmara assinou, no Palácio do Campo das Princesas, o protocolo de intenções do novo empreendimento, que vai gerar mais de 160 empregos diretos, com previsão de ampliar para 500 o número de postos de trabalho em até dois anos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário