sexta-feira, 5 de março de 2021

A “chapa dos sonhos” da Frente Popular

 

A Frente Popular obteve mais uma importante vitória em 2020 com a eleição prefeito João Campos no Recife. O resultado potencializou o ex-prefeito e agora secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Além da vitória, o PSB reforçou os laços com Republicanos, Progressistas, PDT, MDB, PSD, PCdoB, Solidariedade e Pros com vistas ao próximo ano, que garantem à Frente Popular significativo tempo de televisão e uma ampla frente política com mais de 130 prefeitos.

O Progressistas, que recentemente assumiu a secretaria de Desenvolvimento Agrário com o deputado estadual Claudiano Filho, é um aliado de primeira hora do PSB desde 2006. Os partidos estiveram juntos nas quatro vitórias do PSB no governo de Pernambuco e em duas das três vitórias do PSB no Recife. Com onze deputados estaduais e com grandes chances de atrair novos quadros da oposição, o PP criou as condições de reivindicar uma vaga na majoritária em 2022, e o nome ideal seria o de Eriberto Medeiros, atual presidente da Alepe. Como candidato a vice-governador, Eriberto abriria bases para diversos deputados estaduais que teriam atrativo para ir para o governo, uma vez que está presente em quase 40 cidades pernambucanas.

A vaga de Senado, se destinada ao MDB e mais precisamente ao atual senador Fernando Bezerra Coelho, que foi aliado da Frente Popular em seis das últimas oito eleições, evitaria uma candidatura competitiva a governador de Miguel Coelho na oposição e seria perfeitamente entendida por outros postulantes ao Senado no governo, uma vez que além de implodir a oposição trazendo um de seus principais quadros, o PSB poderia ofertar perspectivas majoritárias para outros players em 2026, quando estarão em jogo duas vagas de senador.

Apesar de ser uma equação difícil de fechar completamente, Geraldo Julio governador, Eriberto Medeiros vice e Fernando Bezerra senador, seria uma chapa onde todos os envolvidos sairiam ganhando, inclusive a bancada federal que não teria em Fernando Bezerra um concorrente de peso em 2022 e o jogo da mesa diretora da Alepe em 2023 ficaria completamente aberto com a saída de Eriberto Medeiros para a majoritária.

Convocado – Desembargador do TRF da 5ª Região, Manoel Erhardt atuará como ministro convocado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado ocupará provisoriamente a vaga de Napoleão Nunes Maia Filho, que se aposentou em dezembro de 2020, até que um novo ministro seja empossado no cargo.

Vinícius Labanca – Após sofrer três perdas seguidas, com a derrota de Gino Albanez em 2016, a própria reeleição em 2018 e a morte do líder Ettore Labanca, Vinicius deu a volta por cima e venceu a prefeitura de São Lourenço em 2020, e agora está bastante animado para realizar uma gestão exitosa apesar dos desafios impostos pela pandemia.

Atividade – Ao lado do prefeito de Iati, Tonho de Lula, o deputado Tadeu Alencar teve diversas reuniões no Recife, sendo uma delas com o governador Paulo Câmara. Entre as pautas, a liberação do FEM, ações de infraestrutura urbana e de abastecimento de água, uma questão recorrente no município.

Inocente quer saber – Existe alguma possibilidade de Fernando Bezerra voltar à Frente Popular?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário