domingo, 17 de janeiro de 2021

João Campos instala Sala de Situação e autoriza contratação de até 745 profissionais de saúde para vacinação contra covid-19

 


De acordo com a demanda da vacinação podem ser convocados até 175 enfermeiros e 570 técnicos de enfermagem. Sala de Situação do Plano Recife Vacina vai ser local de monitoramento diário das ações de imunização

Como parte da preparação da cidade para a vacinação contra a covid-19, o prefeito João Campos autorizou a contratação de até 745 profissionais de saúde para atuar diretamente na imunização dos recifenses. A decisão faz parte do Plano Recife Vacina e foi anunciada pelo gestor municipal durante reunião de instalação da Sala de Situação do plano, um espaço permanente de monitoramento das ações da vacinação no Recife, agregando todos os órgãos do município ligados ação, coordenada pessoalmente pelo prefeito.


“A gente vai ter nesta sala representantes das secretarias envolvidas para coordenar a logística, a infraestrutura, a comunicação, tudo o que tange a logística da saúde neste momento. Nós estamos fazendo a nossa parte. Autorizei também a contratação de até 745 profissionais da saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, para a gente poder garantir que a vacinação no Recife ocorra da melhor forma. Mesmo com tantas incertezas e dúvidas por parte do Governo Federal  de quando chegará a vacina, de qual será o volume que vai chegar neste primeiro momento, nós estamos prontos para receber e para vacinar a nossa cidade. Afinal de contas, a vacina é a única alternativa definitiva para a gente poder consagrar a vitória à pandemia e conseguir restabelecer a volta do convívio nas relações e do funcionamento dentro da normalidade da nossa cidade”, explicou o prefeito João Campos.

Os profissionais serão convocados do concurso público realizado em 2019 pela Secretaria de Saúde do Recife e atuarão diretamente nos pontos do Recife Vacina. Uma parte das vagas será destinada a pessoas com deficiência. Após a contratação, os profissionais serão capacitados pela Escola de Saúde do Recife, por videoaula, para garantir os cuidados com o distanciamento social.

As contratações serão temporárias, com vigência de seis meses, podendo ser prorrogadas por até dois anos. O contrato também pode ser rescindido, a qualquer momento, caso não haja mais necessidade. Não podem participar do processo pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes, lactantes ou que se enquadrem em outro grupo de risco da covid-19.

Sobre a Sala de Situação do Recife Vacina, o prefeito João Campos explicou que, além dele, participam da Sala de Situação os secretários com ações diretamente ligadas às demandas necessárias, assim como assessores e demais técnicos que precisem dar a sua contribuição. “Nesse momento, todo o nosso foco está voltado para a vacinação das pessoas e vamos fazer isso com rapidez, atendendo a todos os protocolos necessários”, afirmou.

A Sala está dividida em quatro frentes de trabalho: Infraestrutura, Logística e Segurança, Contratação e Treinamento de Pessoal, e Cadastramento, Agendamento e Comunicação. O prefeito fará o monitoramento das ações da sala diariamente.

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário