segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Doria parte na frente

Após a autorização da ANVISA sobre a vacina do Coronavac, do instituto Butantan o que se viu foi que o Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já havia partido na frente iniciando ali mesmo algumas aplicações da dose de vacina.  escolhida foi a enfermeira Mônica Calazans. Ela é negra, tem 54 anos e trabalha na UTI do hospital Emílio Ribas. Também é obesa, hipertensa e diabética.

Mônica recebeu uma dose da CoronaVac momentos depois da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conceder autorização para o uso emergencial do imunizante.

João Doria deu um verdadeiro banho. Desde o início travou uma verdadeira guerra pela vacina do butantan a quem batizou de "vacina do Brasil". Dia após dia, semana após semana e ainda com uma campanha contrária vindo do próprio Presidente Bolsonaro que chegou a dizer ainda que metaforicamente que uma pessoa vacinada teria como efeito virar um jacaré. O governador paulistano conseguiu a façanha de crescer em cima das dificuldades e ontem conseguiu que a primeira vacina em solo brasileiro fosse aplicado em seu estado natal, sendo ele o grande avalizador de tudo.

Até porque segundo o próprio governador Doria, não houve um só centavo de incentivo do Governo Federal para ajudar nas pesquisas da coronavac. 

O presidente Bolsonaro que no sábado disse que o domingo era dia de praia, errou pelo menos neste. O domingo foi de João Doria Júnior. 

Decisivo - Todos os votos dos diretores da ANVISA foram bastante comemorado, mas o terceiro voto que fez com que a licença fosse concedida pois já não teria mais como haver uma reversão, esse foi o ponto alto da alegria deste domingo. E partiu de um pernambucano. Alex Campos, formado em direito, servidor de carreira da Câmara dos Deputados, atuou no gabinete do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta. Foi o terceiro voto que formou a maioria a favor da vacina.

Doeu - O Ministro da Saúde, não só sentiu o golpe como demonstrou a dor ao declarar em entrevista a Globo News "Nós poderíamos iniciar por marketing a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os brasileiros o Ministério da Saúde não fará isso, não faremos jogada de marketing", afirmou Pazuello.

Não pagou - Ao saber das declarações, Doria se mostrou indignado: "É inacreditável que o ministro, sem o menor zelo com a saúde, sem ser médico, minta ao dizer que pagou pela vacina. A Coronavac foi paga com recursos de São Paulo. Não há um centavo até agora do governo federal, nem para vacina, nem para estudo. Chega de mentira, ministro. Seja honesto, seja decente".

Comemoração - A comemoração foi geral entre os políticos.O Governador da Bahia, Rui Costa, usou às redes dizendo: "Vitória da ciência! Finalmente a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e da Universidade de Oxford no Brasil. Dia de esperança para todos nós brasileiros. Vamos salvar vidas e combater o negacionismo. Que as vacinas cheguem logo à Bahia. Já estamos a postos."

Pernambuco pronto - Após a aprovação por unanimidade pela Anvisa das vacinas da CoronaVac e de Oxford neste domingo (17), o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, comemorou a autorização. De acordo com o gestor, o Estado já está pronto para iniciar o processo de imunização.

Dia D - Pazuello disse que nesta segunda (18), a partir das 7h, o Ministério da Saúde vai iniciar a distribuição da vacina para todos os estados, com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo. "Amanhã farei uma entrega simbólica aos estados e depois a FAB inicia a distribuição aos estados. Cada estado tem o seu plano logístico, são pactuados conosco, mas são dos estados, que fazem a distribuição dentro dos municípios", afirmou o ministro.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário