quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A herança maldita das prefeituras

Aos poucos vamos conhecendo a realidade de alguns municípios deixados por gestores que encerraram o mandato em dezembro de 2020. Chamou a atenção, por exemplo, em Gameleira na mata sul do estado, onde o Prefeito Doutor Leandro (PL) anunciou que recebeu uma prefeitura cheia de débitos. Nas contas do gestor até o momento, só de dívidas deixadas por gestores que passaram por Gameleira com o INSS chega a 55 milhões, sem contar dívidas que somadas chegam a meio milhão de reais com a Celpe.

Em Belo Jardim, na região do agreste também não foi diferente. O Prefeito Gilvandro Estrela (DEM) disse que recebeu uma prefeitura completamente falida e nem energia elétrica para trabalhar se tinha. A dívida da prefeitura com a Celpe era contada em milhares de reais, tal qual Gameleira. 

Em Maraial, por exemplo, o Prefeito Sérgio da Farinha herdou uma verdadeira bomba do ex-prefeito Marquinhos Moura. Funcionários efetivos da prefeitura ainda não receberam o mês de dezembro. Ninguém: Nem comissionados, nem contratados e nem efetivos. Maraial foi uma cidade que passou quatro anos com problemas de atrasos nos salários por parte do ex-gestor e o grande desafio do prefeito Sérgio da Farinha é mudar essa realidade. 

Mas não são apenas os municípios pequenos que estão com este tipo de problema. Em São Lourenço da Mata, o ex-gestor Bruno Pereira entregou ao Prefeito Vinícius Labanca uma cidade completamente arrasada financeiramente falando. Em Moreno, Vavá Rufino também entregou a Edmilson Cupertino uma cidade que é um verdadeiro abacaxi para resolver.

Sem reclamação – Enquanto alguns dos novos gestores receberam a cidade com folhas de salários atrasadas em Sirinhaém e Palmares não aconteceu. Como exemplo, em Sirinhaém, Franz Hacker realizou o pagamento do mês de dezembro no dia 28, sem deixar para última hora.

Descontrole - Se por um lado alguns prefeitos estão reclamando das dificuldades financeiras que receberam de seus antecessores, por outro os mesmos não estão nem aí ou demonstram nem estar e já começam a governar sem o menor respeito com a Lei de Responsabilidade Fiscal e mais parece que a prefeitura tem uma máquina de imprimir dinheiro de tanta gente que está entrando para trabalhar. 

Sem eventos - O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco decidiu, com base nos indicadores epidemiológicos desta semana, adotar mais uma medida restritiva no Plano de Convivência, em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (25.01), está proibida a realização de eventos de qualquer natureza, sejam corporativos ou sociais. A restrição, anunciada durante a coletiva online do Governo de Pernambuco nesta quarta-feira (20.01), é válida por 30 dias.

Rigidez - Ainda de acordo com o anúncio, o governo poderá fechar parques públicos a partir da próxima semana, caso as prefeituras não mantenham o rigor quanto aos protocolos sanitários, como o uso de máscaras.

Feitosa - Incentivador da educação de qualidade e das escolas cívico-militares, o deputado estadual Alberto Feitosa recebe nesta quinta-feira (21), às 11h, o estudante João Victor Arruda, pernambucano aprovado entre os três únicos brasileiros para estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O encontro acontecerá no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário