quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A banalização do processo de impeachment no Brasil

A nossa democracia completará em 2021 a marca de 36 anos após a eleição indireta que levou Tancredo Neves e José Sarney à vitória, que culminaria na morte do primeiro e na ascensão do segundo ao cargo de presidente da República. Nestes 36 anos tivemos dois processos de impeachment, o primeiro com Fernando Collor em 1992, depois veio o de Dilma Rousseff em 2016. Apesar de os dois se concretizarem, ainda tivemos ameaças com Fernando Henrique Cardoso, Lula e Michel Temer.

Em meio à pandemia da COVID-19, onde tivemos um efeito devastador na economia e na nossa sociedade como um todo, eis que volta à tona nova expectativa de impeachment. Adversários do presidente Jair Bolsonaro querem a todo custo criar um ambiente que culmine no afastamento do chefe do executivo do país.

A banalização de um processo complexo e atípico como o impeachment é um caso preocupante, uma vez que traz instabilidade ao país e afasta qualquer tipo de credibilidade para investimentos estrangeiros. No momento em que iniciamos um processo de vacinação para vencer uma pandemia que estava completamente fora de qualquer script, onde teremos um enorme desafio para reestruturar a economia no pós-COVID-19, pensar em impeachment é querer ampliar ainda mais o caos já instalado no país.

A preço de hoje, Jair Bolsonaro ainda conta com legitimidade política perante parte significativa da sociedade, e entre os parlamentares do Congresso Nacional, que possuem junto ao Planalto um tratamento republicano bastante diferente dos governos anteriores com liberação de emendas para atender os diversos municípios do país. Acreditar que os deputados e senadores, tanto governistas quanto do centrão, embarcarão nesta narrativa, beira a ingenuidade. Aos adversários do presidente, que está longe de ser o ideal para o país, por uma série de comportamentos questionáveis, basta que se preparem para 2022 no intuito de derrotá-lo nas urnas.

Novos Gestores – Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, será realizado o “V Seminário para os Novos Gestores Municipais” do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os novos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e assessores de prefeituras serão o público-alvo, abordando temas de relevância na gestão pública. No primeiro dia, a procuradora do Ministério Público de Contas (MPCO), Germana Laureano, fará uma palestra sobre “Orientações e Responsabilização dos Agentes Públicos na Qualidade de Prefeito e de Gestor Municipal”. O evento será transmitido de forma aberta pelo canal TV Escola TCE-PE, no YouTube.

Furando fila – Bastou o governo federal distribuir as vacinas que choveu denúncias de que prefeituras espalhadas por todo o Brasil estariam furando fila para a vacinação da COVID-19. Existem casos em Pernambuco e em Sergipe que estão sendo investigados. No nosso estado, o município é Jupi, do prefeito Marcos Patriota (DEM).

Contraponto – Candidata à presidência do Senado, Simone Tebet (MDB) não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro na atuação contra a pandemia. Simone enfrenta Rodrigo Pacheco (DEM) que tem o apoio do Palácio do Planalto, e quer se diferenciar do seu adversário para conquistar votos.

Inocente quer saber – Os entusiastas do impeachment de Bolsonaro têm medo de enfrentá-lo em 2022?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário