quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Republicanos se fortalece na Frente Popular

O único partido que deu um movimento político na eleição municipal de 2020 foi o Republicanos, presidido pelo deputado federal Silvio Costa Filho. A legenda passou a integrar a Frente Popular de Pernambuco após convite do deputado federal João Campos, prefeito eleito do Recife.

No momento do anúncio do apoio do Republicanos, o PSB estava em um dos momentos mais difíceis, mas mesmo assim, Silvio oficializou a aliança em torno da candidatura de Campos. Mas como na vida o maior risco é não correr riscos, Costa Filho não só apoiou João Campos como participou ativamente de sua eleição, quando até alguns aliados de longas datas não acreditaram na vitória do socialista, principalmente após o resultado do primeiro turno.

Além de acreditar desde o primeiro momento e trabalhar para que João fosse eleito prefeito, Silvio trabalhou pelo fortalecimento do Republicanos, que saiu das eleições sendo o partido que mais cresceu no Estado. Saindo de 0 em 2016, para 14 prefeitos em 2020. Além disso, o grupo do parlamentar, reúne 20 prefeitos em todo o Estado, sendo seis de outras legendas.

O parlamentar, que tem se destacado pelo trabalho que vem realizando na Câmara dos Deputados, na articulação dos municípios junto ao Governo Federal, sai dessa eleição fortalecido e já tem o nome lembrado entre os atores políticos que podem estar no quadro majoritário das eleições 2022.

Chapa – O Ministério Público Eleitoral defendeu o julgamento conjuntos das quatro ações por uso indevido dos meios de comunicação apresentadas desde 2018 contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). O vice-procurador Renato de Góes pediu também a quebra de sigilos bancário e fiscal de cinco investigados e a requisição de documentos. Com o andamento processual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda não acabou o “terceiro” turno da eleição de 2018 e a presidência de Bolsonaro continua ameaçada judicialmente.

Eleita – Em rápido discurso após ser eleita presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes afirmou que “a eleição coroa sua história e a dignifica”. Também lembrou que será “a primeira mulher a presidir a Casa neste século”. “Sinto-me honrada por elevar a participação feminina nas tomadas de decisão e pretendo inspirar outras mulheres a alcançarem espaços como este”, disse a ministra.

Jaboatão – Coordenada pelo deputado federal André Ferreira e por Daniel Pessoa, a chapa do PSC elegeu quatro vereadores em Jaboatão dos Guararapes, o que ajudou a consolidar maioria absoluta do prefeito Anderson Ferreira (PL) na Câmara Municipal.

Requerimento – A vereadora eleita Liana Cirne (PT) entrou com um requerimento para tentar evitar o gasto de mais de R$ 132 mil com decoração e outros itens para a posse na Câmara Municipal do Recife.

Ipojuca – A vitória consagradora da prefeita Célia Sales (PTB) reforça o projeto de reeleição do deputado estadual Romero Sales Filho, do mesmo partido. Romero se prepara para tentar o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022.

Inocente quer saber – O MDB saiu com tamanho para almejar uma majoritária em 2022?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário